Leia também!

Jogar Tetris bloqueia flashbacks de memórias ruins, diz estudo

Jogar Tetris ajuda a bloquear flashbacks de memórias ruins, de acordo com um estudo da Universidade de Cambridge, no Reino Unido. Os pesquisadores acreditam que o jogo pode ser um meio simples, porém importante para evitar o desenvolvimento da síndrome do estresse pós-traumático, uma doença comum...

Ler Notícia Completa

Microsoft lança plataforma para promover o uso de Minecraft como ferramenta de educação

Minecraft é um game de criação que não para de surpreender com as funções cada vez mais inusitadas que encontram para o game e, se o jogo já está sendo usado até para fazer "pixel art", por que não levá-lo para as escolas? Educadores como Sara Kaviar já estão usando o game como uma ferramenta pa...

Ler Notícia Completa

Professor brasileiro é premiado em programa para educadores da Microsoft

Um professor brasileiro Francisco Tupy foi premiado pelo programa Educator Exchange, promovido pela Microsoft e realizado em Seatle (EUA) no último mês. O evento reuniu educadores de todo o mundo com o objetivo de promover o uso da tecnologia na didática das escolas. O projeto do brasileiro pas...

Ler Notícia Completa

Notícia - Falando Sério

Minecraft vira disciplina em escola na Suécia

SÃO PAULO – Uma escola em Estocolmo ganhou destaque após impor um jogo online como matéria obrigatória para estudantes de 13 anos. É o Minecraft, game criado em 2009, visualmente muito semelhante ao Lego e no qual o personagem constrói qualquer coisa com materiais em formato de cubo extraídos da “natureza”. A escola defende que assim os alunos ganham noções sobre planejamento e desenvolvemo melhor seu potencial criativo.

Sem missões ou objetivos, o Minecraft é um jogo não linear (“sandbox”) no qual o jogador deve extrair materiais do ambiente para construir edificações que o mantenham a salvo de monstros que circulam pelo cenário quando anoitece. O jogo rapidamente ganhou popularidade e até hoje, segundo o site, já foi comprado por quase 9 milhões de pessoas.

Os professores da escola sueca acreditam que o jogo pode ajudar os alunos a desenvolverem raciocínio lógico. “Eles aprendem sobre planejamento urbano, questões ambientais, a concluírem tarefas e até a se planejarem para o futuro”, disse ao jornal sueco The Local, Monica Ekman, professora da escola Viktor Rydberg. “Não é nada diferente [das disciplinas] de Artes e Artesanato”.

Cerca de 180 alunos estão envolvidos no projeto que nasceu de uma competição escolar nacional chamada “Escola do futuro”, na qual instituições de ensino são convidadas a apresentar propostas inovadoras.

Apesar da reprovação de alguns pais mais preocupados, a direção da escola afirma ter obtido sucesso na experiência e pretende dar continuidade. “É um modo divertido de aprender e é bom para os alunos que façam algo do tipo.”


Compartilhe essa notícia

Minecraft vira disciplina em escola na Suécia

SÃO PAULO – Uma escola em Estocolmo ganhou destaque após impor um jogo online como matéria obrigatória para estudantes de 13 anos. É o Minecraft, game criado em 2009, visualmente muito semelhante ao Lego e no qual o pers...[clique e leia na íntegra]