História dos Jogos Eletrônicos

[1914] - Máquina de Leonardo Torres y Quevedo

Máquina de Leonardo Torres y Quevedo

Em 1914, em Paris, um matemático e engenheiro civil espanhol chamado Leonardo Torres y Quevedo, apresentou um dispositivo capaz de movimentar automaticamente as peças de um tabuleiro de xadrez...[Ler matéria completa]

[1951] - Nimrod

Nimrod

Avançando bastante no tempo, em 1951, foi criado um computador chamado NIMROD, cujo propósito era apenas executar um jogo eletrônico, adaptado do jogo chinês "Jianshizi". Este jogo foi batizado com o nome de Nim. Basicamente tratava-se de um simples jogo...[Ler matéria completa]

[1952] - OXO

OXO

O NIMROD realmente concentrou as atenções de muitos estudiosos da época e, no ano seguinte, em 1952, um professor da Universidade de Cambridge chamado Alexander Shafto Douglas, também conhecido como A.S. Douglas, criou o que, para muitos foi, de fato, o...[Ler matéria completa]

[1955] - Mouse in the maze

Mouse in the maze

No ano de 1955, na União Soviética, foi criado um dispositivo chamado de “Mouse in the maze”. Nele, um rato dentro de um labirinto sempre encontrava o menor caminho possível até o pedaço de queijo. Apesar de ser um dispositivo com pouca interação, ele te...[Ler matéria completa]

[1958] - Tennis for Two

Tennis for Two

William Higinbotham, um físico nuclear chefe da Divisão de Instrumentação no Brookhaven National Laboratory, utilizando um osciloscópio como tela, criou o “Tennis for Two”. Para ele e para muitos que concordam com seus argumentos, este foi, de fato, o...[Ler matéria completa]

[1962] - Spacewar

Spacewar

Steve Russel foi um cientista da computação nascido em 1937, nos Estados Unidos, e que trabalhou por muitos anos no MIT, local onde também havia estudado. Em 1962, depois de 200 horas de programação em um PDP-1, Steve fazia nascer o primeiro jogo eletrôn...[Ler matéria completa]