Pitfall

Pitfall

Lançado em 1982 pela Activision, Pitfall se tornaria o game conhecido por dez entre dez admiradores do Atari 2600.

Pitfall
Pitfall

Pitfall
Pitfall

A história por trás do desenvolvimento do game é muito interessante. Como é sabido por muitos jogadores antigos, Pitfall foi desenvolvido por David Crane, um excelente programador que trabalhava para a Activision naquela época e, em 2003, portanto 22 anos após o seu lançamento, David fez algumas revelações curiosas sobre o "nascimento" do game.

David Crane
David Crane

O fato é que ele havia desenvolvido uma tecnologia revolucionária para ilustrar um homem correndo, mas não sabia exatamente como utilizá-la, então...

Sentei-me com uma folha de papel em branco e desenhei uma figura no centro. Eu disse: 'Ok, eu tenho um homenzinho correndo e vamos colocá-lo em um caminho [mais duas linhas desenhadas no papel]. Onde está o caminho? Vamos colocá-lo em uma selva [desenhei algumas árvores]. Por que ele está correndo? [desenhei tesouros para juntar, inimigos para evitar, etc]? E assim nasceu Pitfall!'. Todo este processo levou cerca de dez minutos. Cerca de 1.000 horas de programação depois, o jogo estava completo."

Cena do jogo
Cena do jogo

O jogo é, de fato, um dos maiores sucessos do saudoso Atari 2600. Relembre um pouco do game no vídeo abaixo: