Com o invejável sucesso do PS2 e o seu Nintendo 64 sendo cada vez mais mal visto por conta dos seus jogos em cartuchos, a Nintendo não perdeu muito tempo e, em 14 de setembro de 2001 lançou o GameCube, seu primeiro console a utilizar mídias ópticas como fonte de armazenamento dos jogos. Seu processador era um PowerPC “Gekko” de 486MHz, com 40Mb de memória RAM, processador gráfico da ATI com clock de 162MHz e suporte para áudio Dolby Digital. Assim como eu seu antecessor, o console também permitia a ligação de 4 joysticks simultaneamente.
Assim como seu concorrente direto, o Sony Playstation 2, o GameCube também permitia que fossem conectados cartões de memória para salvar os estados dos jogos. A Nintendo lançou cartões com três capacidades de armazenamento, que eram 512Kbytes, 2Mbytes e 8Mbytes.
Após dois anos do seu lançamento o console da Nintendo ainda não havia deslanchado, apesar dos títulos do carismático Mario fazerem grande sucesso, como sempre acontece. Analisando as vendas daquela época friamente o Playstation 2 continuava lider de mercado, o que incomodava a Nintendo, claro. Diante disso e visando aumentar ainda mais o público do GameCube ela desenvolveu um acessório chamado GameBoy Player, que permitia que jogos do Game Boy, Game Boy Color e Game Boy Advance fossem executados no GameCube. O acessório era acoplado na parte inferior do GameCube através de uma porta paralela de alta velocidade, conforme ilustra a imagem abaixo:
O Gamecube sofreu algumas críticas por conta de, apesar de utilizar mídias ópticas, elas não serem DVDs completos, mas
miniDVDs, com capacidade para apenas 1.5Gb, o que impedia que o aparelho pudesse ser utilizado como DVD Player. Os
argumentos da Nintendo para a utilização deste padrão de mídia é que ela era mais seguro contra falsificações, o que, de
fato, é verdade.
Com relação ao Joystick o GameCube também trazia algumas novidades. Seu visual era diferente, tanto quando comparado ao
dos seus concorrentes quanto aos próprios controladores anteriores da Nintendo. Os botões tinham tamanhos diferentes,
ele possuía a função de vibração integrada e duas alavancas analógicas.
Existiu, também, uma versão sem fio do joystick, um pouco maior e que era alimentado por baterias. A transmissão de dados se dava por radiofrequência e que podia ser utilizado até uma distância máxima de 20 metros do console. Esse joystick recebeu o nome de Wavebird.
Como destaque do GameCube, vale observar que ele foi o primeiro console da Nintendo a dar suporte para jogos online fora do Japão. Para isso era necessário acoplar um modem, vendido separadamente. O acessório recebeu o nome de GameCube Broadband Adapter e pode ser visto na imagem abaixo:
Como já é característica da Nintendo, o GameCube contou com ótimas parcerias com desenvolvedoras de jogos, portanto teve
ótimos títulos lançados, dentre os quais podemos destacar:
Animaniacs
Batman Begins
Burnout
Call of Duty
Capcom vs SNK 2
Fifa Soccer
Fifa Street
Final Fantasy
The Legend of Zelda
Mega Man X Collection
Need For Speed (diversos títulos da série)
Prince of Persia
Resident Evil
X-Men
E, como não poderia deixar de ser em um console da Nintendo, uma enorme variedade de títulos do mascote Mario.
O GameCube também contou com acessórios interessantes, como o DK Bongo, utilizado em jogos da séria Donkey Konga ou Donkey Kong Jungle Beat. Tratava-se de dois bongôs, conforme ilustra a imagem abaixo:
Outro acessório bacana e que fez mais sucesso do que o DK Bongo foi o Dance Pad, utilizado em jogos de dança:
Ao longo de seus seis anos de produção, a Nintendo comercializou quase 22 milhões de GameCubes, número bem abaixo do que
ela esperava, e sua produção foi interrompida no dia 22/02/2007.
Se você não teve a oportunidade de jogar nenhum título deste console, veja abaixo alguns jogos legais lançados para ele: