Game Cube

Game Cube

Com o invejável sucesso do PS2 e o seu Nintendo 64 sendo cada vez mais mal visto por conta dos seus jogos em cartuchos, a Nintendo não perdeu muito tempo e, em 14 de setembro de 2001 lançou o GameCube, seu primeiro console a utilizar mídias ópticas como fonte de armazenamento dos jogos. Seu processador era um PowerPC “Gekko” de 486MHz, com 40Mb de memória RAM, processador gráfico da ATI com clock de 162MHz e suporte para áudio Dolby Digital. Assim como eu seu antecessor, o console também permitia a ligação de 4 joysticks simultaneamente.

Game Cube
Game Cube

Assim como seu concorrente direto, o Sony Playstation 2, o GameCube também permitia que fossem conectados cartões de memória para salvar os estados dos jogos. A Nintendo lançou cartões com três capacidades de armazenamento, que eram 512Kbytes, 2Mbytes e 8Mbytes.

Cartão de memória do Game Cube
Cartão de memória do Game Cube

Após dois anos do seu lançamento o console da Nintendo ainda não havia deslanchado, apesar dos títulos do carismático Mario fazerem grande sucesso, como sempre acontece. Analisando as vendas daquela época friamente o Playstation 2 continuava lider de mercado, o que incomodava a Nintendo, claro. Diante disso e visando aumentar ainda mais o público do GameCube ela desenvolveu um acessório chamado GameBoy Player, que permitia que jogos do Game Boy, Game Boy Color e Game Boy Advance fossem executados no GameCube. O acessório era acoplado na parte inferior do GameCube através de uma porta paralela de alta velocidade, conforme ilustra a imagem abaixo:

GameCube e Game Boy Player
GameCube e Game Boy Player

O Gamecube sofreu algumas críticas por conta de, apesar de utilizar mídias ópticas, elas não serem DVDs completos, mas miniDVDs, com capacidade para apenas 1.5Gb, o que impedia que o aparelho pudesse ser utilizado como DVD Player. Os argumentos da Nintendo para a utilização deste padrão de mídia é que ela era mais seguro contra falsificações, o que, de fato, é verdade.

Com relação ao Joystick o GameCube também trazia algumas novidades. Seu visual era diferente, tanto quando comparado ao dos seus concorrentes quanto aos próprios controladores anteriores da Nintendo. Os botões tinham tamanhos diferentes, ele possuía a função de vibração integrada e duas alavancas analógicas.

Joystick do GameCube
Joystick do GameCube

Existiu, também, uma versão sem fio do joystick, um pouco maior e que era alimentado por baterias. A transmissão de dados se dava por radiofrequência e que podia ser utilizado até uma distância máxima de 20 metros do console. Esse joystick recebeu o nome de Wavebird.

Wavebird e seu receptor
Wavebird e seu receptor

Como destaque do GameCube, vale observar que ele foi o primeiro console da Nintendo a dar suporte para jogos online fora do Japão. Para isso era necessário acoplar um modem, vendido separadamente. O acessório recebeu o nome de GameCube Broadband Adapter e pode ser visto na imagem abaixo:

Game Cube BroadBand Adapter
Game Cube BroadBand Adapter

Como já é característica da Nintendo, o GameCube contou com ótimas parcerias com desenvolvedoras de jogos, portanto teve ótimos títulos lançados, dentre os quais podemos destacar:

Animaniacs
Batman Begins
Burnout
Call of Duty
Capcom vs SNK 2
Fifa Soccer
Fifa Street
Final Fantasy
The Legend of Zelda
Mega Man X Collection
Need For Speed (diversos títulos da série)
Prince of Persia
Resident Evil
X-Men

E, como não poderia deixar de ser em um console da Nintendo, uma enorme variedade de títulos do mascote Mario.

Jogos do Mario para Game Cube
Jogos do Mario para Game Cube

O GameCube também contou com acessórios interessantes, como o DK Bongo, utilizado em jogos da séria Donkey Konga ou Donkey Kong Jungle Beat. Tratava-se de dois bongôs, conforme ilustra a imagem abaixo:

DK Bongo
DK Bongo

Outro acessório bacana e que fez mais sucesso do que o DK Bongo foi o Dance Pad, utilizado em jogos de dança:

Game Cube Dance Pad
Game Cube Dance Pad

Ao longo de seus seis anos de produção, a Nintendo comercializou quase 22 milhões de GameCubes, número bem abaixo do que ela esperava, e sua produção foi interrompida no dia 22/02/2007.

Se você não teve a oportunidade de jogar nenhum título deste console, veja abaixo alguns jogos legais lançados para ele: