Xbox

Xbox

Estávamos em 2001 e tínhamos Sony e Nintendo dominando o mercado de consoles domésticos. A Sony era lider absoluta com seu Playstation 2 e a Nintendo possuía uma pequena fatia do mercado com seu GameCube. Então, em 15 de novembro surge nesse mercado a Microsoft, uma gigantesca concorrente, com experiência de sobra em desenvolvimento de softwares e capital suficiente para desenvolver consoles capazes de brigar em iguais condições com qualquer concorrente. A empresa de Bill Gates decidiu expandir seus horizontes criando o XBOX, seu primeiro console.

Xbox
Xbox

A ideia de explorar o mercado de videogames surgiu na Microsoft ainda em 1998, quando quatro engenheiros da equipe do DirectX desmontaram alguns laptops Dell para construir um console de videogame protótipo baseado no sistema operacional Windows. A equipe esperava criar um console para competir com o Sony Playstation 2, que estava atraindo muitos desenvolvedores e os afastando da plataforma Windows. Depois de dois anos de pesquisase muito capital investido, o XBOX estava pronto.

Apesar de possuir um hardware respeitável, que fazia frente ao PS2, da Sony, alguns olhavam desconfiados para o console, mas essa sensação foi desaparecendo com o tempo e o equipamento da Microsoft foi ganhando mercado. Empresas como EA Games, Eidos, Ubisoft, THQ, Kemco, dentre outras, resolveram desenvolver jogos para o XBOX, contribuindo para o aumento da confiança do mercado na plataforma da Microsoft. Foram centenas de ótimos títulos lançados, como Battlefield 2: Modern Combat, Burnout, Call of Duty, Fifa Soccer, Final Fight, GTA, The King of Fighters, Max Payne, Mortal Kombat, Need for Speed, Street Fighter, dentre outros. Muitos dos títulos citados tiveram várias versões lançadas, sempre vendendo muitas cópias. O game para XBOX que mais vendeu foi Halo 2, que se aproximou de 9 milhões de unidades e gerou 125 milhões de dólares à sua produtora somente no dia do lançamento!

HALO 2
HALO 2

O XBOX possuía um processador de 733MHz, 32Bits e baseado na arquitetura do Pentium III Coppermine. A tecnologia MMX já estava integrada ao seu CPU, bem como 64KBytes de memória cache em level 1 e 128KBytes em level 2. No que diz respeito à memória RAM o XBOX continha 64Mb de memória SDRAM com clock de 200MHz, capazes de trafegar 6.4GB/segundo. Na parte gráfica ele também impunha respeito, com um GPU de 233MHz chamado de "NV2A", desenvolvido pela própria Microsoft em parceria com a NVIDIA. Ele era capaz de processar 115 milhões de vértices por segundo em uma resolução de 1080i (1920 x 1080). Sua mídia de armazenamento era o DVD, assim como seu principal rival, o Playstation 2.

O XBOX já possuía uma porta ethernet para conexão com a Internet. Através dela era possível jogar alguns títulos online e efetuar algumas atualizações de software. Vale destacar que isso era um ponto a favor bastante forte, já que o Playstation 2 dependia de um acessório à parte para conexões desse tipo. A porta de rede do XBOX ficava localizada no canto direito e na parte de trás do console, como pode ser visto na imagem abaixo:

GameCube e Game Boy Player
GameCube e Game Boy Player

O Gamecube sofreu algumas críticas por conta de, apesar de utilizar mídias ópticas, elas não serem DVDs completos, mas miniDVDs, com capacidade para apenas 1.5Gb, o que impedia que o aparelho pudesse ser utilizado como DVD Player. Os argumentos da Nintendo para a utilização deste padrão de mídia é que ela era mais seguro contra falsificações, o que, de fato, é verdade.

Com relação ao Joystick o GameCube também trazia algumas novidades. Seu visual era diferente, tanto quando comparado ao dos seus concorrentes quanto aos próprios controladores anteriores da Nintendo. Os botões tinham tamanhos diferentes, ele possuía a função de vibração integrada e duas alavancas analógicas.

Parte traseira do console
Parte traseira do console

O joystick do XBOX não trazia nada inovador com relação às suas funções, mas ele sofreu algumas críticas por conta do seu tamanho, que para muitos jogadores era grande e desconfortável.

Joystick do XBOX
Joystick do XBOX

Houve grande especulação em torno do sistea operacional utilizado no console da Microsoft. Para alguns tratava-se de um sistema totalmente próprio, escrito exclusivamente para o XBOX, enquanto para outros era apenas uma versão modificada do Microsoft Windows NT. O fato é que era um excelente sistema, bastante estável e com uma interface amigável, chamada de XBOX Dashboard. Ela trazia um Media Player, que podia ser utilizado para reprodução de CDs e DVDs, permitia que fossem manipulados os dados salvos de jogos ou que se acessasse informações da conta do usuário. Quando o console foi lançado o serviço Live ainda não estava disponível, portanto ela não possuía tanta utilidade.

O XBOX foi descontinuado em 2 de março de 2009, tendo comercializado mais de 24 milhões de unidades, número muito abaixo dos 150 milhões de consoles vendidos pela Sony com o seu Playstation 2, porém o resultado foi bastante satisfatório, já que tratava-se do primeiro console da Microsoft.

Confira abaixo um divertido comercial do console: