Em 20 de dezembro de 1991 a SEGA lançou um game de plataforma com um carismático personagem conhecido por todos: o Pato Donald. O jogo em questão era Quackshot, para o console Mega Drive.
Caixa de Quackshot para o console Mega Drive
Abertura de Quackshot para o console Mega Drive
Quackshot não era somente mais um título que tentava tirar proveito da fama de um personagem da Disney. O jogo tinha seus méritos para fazer o sucesso que fez. Tanto sua qualidade gráfica quanto a trilha sonora chamavam a atenção dos jogadores daquela época.
Na história do jogo, em um belo dia na biblioteca do tio Patinhas, Donald encontra um livro que contava a história do Rei de Garuzia, que antes de morrer havia escondido toda a sua riqueza. No livro também existe um mapa que indica o local onde o tesouro está escondido. Isso bastou para que Donald se interessasse e resolvesse sair à procura da riqueza do falecido rei, mas para complicar um pouco a aventura, um dos capangas do vilão Bafo-de-Onça observou Donald enquanto ele lia o livro e, claro, ele também se interessou pelo assunto.
Cena de Quackshot
Ao longo dessa aventura Donald conta com armas como um lançador de desentupidores, um atirador de pipocas e gomas de mascar. Os desentupidores deixam os inimigos atordoados, enquanto as outras duas armas os eliminam por completo, mas seu uso é limitado, dependendo de itens capturados ao longo das fases. Apenas os desentupidores podiam ser utilizados de forma ilimitada, o que era bom, já que eles também eram utilizados, em diversas situações do game, como plataforma para que Donald pudesse subir, ou seja, eles tinham dupla utilidade: paralisavam inimigos e serviam como escada.
Cena de Quackshot
Quackshot fez grande sucesso e seus números de vendas deixaram a SEGA bastante satisfeita, fato que, aliás, eram comum em games adaptados de personagens da Disney, como aconteceu com o clássico Castle of Illusion.
Relembre ou conheça um pouco de Quackshot no vídeo abaixo, que contém a introdução do game: