Nascido no Japão em 21 de julho de 1964, Ryu é, talvez, o personagem mais famoso dentre todos personagens de jogos de luta já lançados. Presente na série Street Fighter desde sua primeira versão, lançada em 1987, Ryu é um lutador que ficou órfão muito cedo, tendo sido criado pelo mestre em artes marciais Gouken. Ao longo dos treinamentos Ryu conhece Ken, que havia sido enviado por seu pai ao Japão para que aprendesse disciplina e responsabilidade, já que o jovem norte-americano, de família muito rica, era indisciplinado ao extremo. Gouken fica, portanto, com a responsabilidade de criar e educar os dois jovens.
Ken e Ryu se tornariam melhores amigos e evoluiriam juntos em seus treinamentos. Quando ambos estavam com 23 anos Gouken os incentiva a saírem pelo mundo a procura de desafios, de guerreiros com quem pudessem testar os ensinamentos aprendidos. Os dois se separam e Ryu se inscreve no primeiro torneio World Warrior, onde conhece e derrota o anfitrião, Sagat. Apesar de ter o hadouken como seu golpe mais forte, foi com um Metsu Shoryuken que ele derrotou o anfitrião do torneio. Aliás, foi com este golpe que ele gerou a enorme cicatriz que o lutador de Muay Thai possui até hoje. Na imagem abaixo, ainda em batalha, é possível observar que Sagat não possui tal cicatriz:
Anos mais tarde, na segunda versão do torneio World Warrior, Sagat já aparece com sua cicatriz e em busca de vingança contra Ryu.
Outro ponto a ser observado na segunda versão do torneio é que Ryu está usando uma faixa vermelha na cabeça e não mais a faixa branca. Esta foi um presente dado por Ken logo que os dois se reencontram, pouco antes do torneio se iniciar. A partir de então Ryu faz dessa faixa sua marca registrada.
Como curiosidade, Ryu é o único personagem selecionável da série Street Fighter presente em todos os jogos da franquia. Não por acaso ele e o seu Metsu Shoryuken se tornaram símbolo dos campeonatos oficiais organizados pela Capcom.