Durante a Olimpíada do Conhecimento, os visitantes do evento têm a oportunidade de conhecer o SESI Matemática, programa que associa modernas práticas educacionais a recursos tecnológicos, como games online. Num estande localizado próximo ao cyber educação, os interessados podem experimentar como funcionam os games, que trazem questões de matemática em situações do dia a dia, utilizando linguagem atrativa aos jovens.
Alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Morais, de Belo Horizonte, experimentaram games que exploravam as funções, um dos conceitos da Matemática. "Achei muito legal. No pouco tempo que fiquei aqui, aprendi mais do que em sala de aula", contou a estudante Rafaela Gomes.
O aluno Hugo Luiz acredita que os games ajudam a tirar o preconceito em aprender a matéria. "Aprender através dos games prende a nossa atenção. Ia ser legal se a gente tivesse isso na sala de aula".
O SESI Matemática é uma iniciativa do Sistema FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) que quer quebrar barreiras no aprendizado da disciplina e formar adultos mais críticos e com raciocínio lógico bem desenvolvido. Atualmente, escolas SESI/SENAI e de Ensino Médio da rede pública do Rio de Janeiro utilizam o programa. Ele já começou a ser implantado em outros estados, como é o caso de Santa Catarina.
Além dos games online, o SESI Matemática inclui outras iniciativas: kits com materiais concretos e bibliografia básica; formação continuada de professores; sistema de avaliação e acompanhamento pedagógico. Com os recursos e seus resultados, o programa quer impactar diretamente na formação de profissionais bem qualificados, prontos para atuarem no mercado de trabalho cada vez mais competitivo.
Fonte: http://www7.fiemg.com.br/senai/noticias/detalhe/games-auxiliam-no-aprendizado-da-matematica