Em 1958 William Higinbotham, um físico nuclear chefe da Divisão de Instrumentação no Brookhaven National Laboratory, utilizando um osciloscópio como tela, criou o “Tennis for Two”. Para ele e para muitos que concordam com seus argumentos, este foi, de fato, o primeiro game de toda a história. Na verdade já é possível perceber que a cada novo lançamento de qualquer tecnologia, seus criadores tentam argumentar para receberem o título de criadores dos primeiros jogos eletrônicos.
De fato nunca saberemos com exatidão quem é o criador do primeiro jogo eletrônico, até porque a definição de jogo é extensa, deixando margem para várias interpretações. Pelos argumentos de William Higinbotham, o jogo precisa responder, em tempo real, a ações do jogador, ou seja, é preciso que haja uma intensa interatividade. Se considerarmos esse ponto de vista, ele realmente foi o pioneiro, o “pai de todos os games”, como alguns o chamam. Outro ponto interessante e que reforça a tese de que William Higinbotham foi realmente o criador do primeiro video game é que para jogar o "Tennis for Two" os jogadores utilizavam um joystick, como pode ser visto no vídeo abaixo:
A ideia de William Higinbotham surgiu quando ele analisava o manual de instruções de um computador analógico, mais especificamente um trecho que dizia ser possível reproduzir diversos tipos de curvas no display de um osciloscópio. Através destas curvas era possível demonstrar o efeito gravitacional de objetos viajando no espaço, como os foguetes, balas ou bolas quicando. Quando ele viu a trajetória de uma bola quicando imediatamente lembrou de um partida de tênis, então decidiu transformar aquelas curvas do display do osciloscópio em um jogo.