De 1966 até 1970 houve um grande trabalho "lapidando" o Brown Box, com pequenas melhorias nos componentes e no desenvolvimento de títulos e, em meados de 1970, seu criador saiu a procura de uma empresa interessada em comercializá-lo e transformá-lo em algo voltado para o público. Após algumas tentativas de parcerias mal sucedidas com as empresas General Electric e a Zenith, Ralph Baer conversou com a Magnavox, que concordou com suas condições, tornando-se a primeira empresa licenciada para produzir sua invenção.
No ano seguinte, em 1971, o produto foi lançado com o nome de Odyssey, um console que possuía dois joysticks e seus jogos eram, claro, armazenados em cartuchos, que era a mídia adequada para isso na época. O preço de lançamento do console era de US$100.00 (valores de 1971).
Baer e alguns programadores colaboradores desenvolveram alguns títulos para o console, como jogos de tiro, esportes e raciocínio. No total foram desenvolvidos 12 jogos, que eram: "Table Tennis", "Tennis", "Hockey", "Cat and Mouse", "Football", "Ski", "States", "Roulette", "Haunted House", "Analogic", "Simon Says" e "Submarine". O interessante é que como a capacidade de gerar imagens do Odyssey era extremamente limitada, o console trazia algumas películas transparentes com alguns desenhos. Essas películas deveriam ser colocadas em frente ao aparelho de televisão, simulando cenários ou objetos pertencentes aos jogos.