Odyssey

Odyssey

De 1966 até 1970 houve um grande trabalho "lapidando" o Brown Box, com pequenas melhorias nos componentes e no desenvolvimento de títulos e, em meados de 1970, seu criador saiu a procura de uma empresa interessada em comercializá-lo e transformá-lo em algo voltado para o público. Após algumas tentativas de parcerias mal sucedidas com as empresas General Electric e a Zenith, Ralph Baer conversou com a Magnavox, que concordou com suas condições, tornando-se a primeira empresa licenciada para produzir sua invenção.

No ano seguinte, em 1971, o produto foi lançado com o nome de Odyssey, um console que possuía dois joysticks e seus jogos eram, claro, armazenados em cartuchos, que era a mídia adequada para isso na época. O preço de lançamento do console era de US$100.00 (valores de 1971).

Odyssey
Odyssey

Baer e alguns programadores colaboradores desenvolveram alguns títulos para o console, como jogos de tiro, esportes e raciocínio. No total foram desenvolvidos 12 jogos, que eram: "Table Tennis", "Tennis", "Hockey", "Cat and Mouse", "Football", "Ski", "States", "Roulette", "Haunted House", "Analogic", "Simon Says" e "Submarine". O interessante é que como a capacidade de gerar imagens do Odyssey era extremamente limitada, o console trazia algumas películas transparentes com alguns desenhos. Essas películas deveriam ser colocadas em frente ao aparelho de televisão, simulando cenários ou objetos pertencentes aos jogos.

Odyssey
Odyssey com película de cenário