O ano de 1977 foi realmente muito especial. Daria para escrever não só um artigo, mas um livro inteiro sobre ele, já que estamos falando do ano de lançamento do revolucionário Atari 2600. Ele é considerado o avô dos vídeo games modernos e ajudou a alavancar uma indústria bilionária. O console vendeu, em todo o mundo, mais de 30 milhões de unidades e, claro, muito mais que isso em unidades de jogos. Vamos conhecer um pouco de sua história...
Uma empresa chamada Atari, localizada em Sunnyvale, na Califórnia, adquiriu, em 1975, outra empresa de tecnologia chamada Cyan Engineering. O interesse nesta aquisição se deveu ao fato de a Atari já ter alguns projetos na área de jogos e ter percebido que este mercado era muito maior do que todos imaginavam. Os lançamentos do Magnavox Odyssey e do Fairchild Channel F mostraram que não havia resistência dos consumidores em adquirirem equipamentos para entretenimento eletrônico doméstico. A Cyan Engineering tinha alguns projetos interessantes nesta área e a Atari percebeu que tendo acesso a eles seria fácil projetar um console que fosse tecnologicamente superior aos seus antecessores, portanto que tivesse uma aceitação muito maior por parte dos consumidores.
Um ano após a total fusão da Atari com a Cyan Engineering, portanto em 1976, três funcionários - Joe Decuir, Steve Meyer e Harold Lee - decidiram iniciar o projeto do console doméstico da empresa, que naquele momento havia sido batizado de Stella. O projeto caminhava bem, mas muito lentamente e isso começou a incomodar Nolan Bushnell, fundador da Atari, que percebeu que naquele ritmo outros concorrentes lançariam novos consoles antes que o Stella estivesse totalmente pronto e isso poderia fazê-los perder uma fatia de mercado bastante importante.
O grande problema é que naquele momento a Atari não dispunha de muito capital, já que a aquisição da Cyan Engineering havia consumido boa parte de seus recursos. Percebendo que os riscos de seu projeto mais ambicioso ficar pronto tarde demais eram cada vez maiores, Nolan decidiu procurar a gigante Warner Communications e mostrar todo o projeto do console, que era realmente muito bom. Sua inteção era deixar claro que a Atari possuía um excelente projeto e também a tecnologia necessária para produzi-lo, mas a falta de capital poderia comprometer o sucesso do produto. Isso ficou, de fato, evidente ao pessoal da Warner Communications, que se interessou pela compra da Atari, cujo negócio movimentou 28 milhões de dólares.
A Warner Communications decidiu não alterar o nome da empresa, mas sim do projeto do console, que deixaria de se chamar Stella para se tornar o Atari Video Computer System, ou Atari VCS, como ficou conhecido no mercado. A escolha do nome deixava claro a competição com o FairChild Channel F, que estava sendo comercializado como Channel F - The Fairchild Video Entertaiment System. Neste momento da história tínhamos o antigo projeto Stella, que era realmente muito bom, nas mãos de uma empresa cujos recursos financeiros eram quase ilimitados. Essa combinação, claro, tinha tudo para dar certo. O projeto foi acelerado e em pouco tempo estava pronto para ser comercializado.
Em 1977 chegava ao mercado o Atari Video Computer System, o console mais avançado do ponto de vista tecnológico já lançado. Ele vinha acompanhado de um jogo, dois joysticks e dois paddles, que nada mais eram do que joysticks em formato diferenciado, mais indicados para alguns tipos de jogos.
As configurações de hardware do Atari 2600 eram:
- Bits: 8 bits
- CPU: 6507
- Freqüência de operação: 1,19 MHz
- Memória RAM: 128 Bytes
- Memória ROM: 16 kB.
- Resolução: 160x192 (NTSC) / 160x228 (PAL)
- Paleta de 128 cores em NTSC e 104 cores em PAL
- Cores: 128 cores no sistema NTSC, pouco menos no sistema PAL.
- Som: 2 canais (cada um com um chip próprio)
No início o console possuía apenas oito jogos, que eram: Air-Sea Battle, Basic Math, Blackjack, Indy 500, Star Ship, Street Racer, Surround e Video Olympics. Com o tempo vários outros títulos foram sendo lançados, assim como alguns modelos diferentes de joysticks. Quando o console foi lançado no Brasil, foi comercializado pela Polyvox e os paddles foram removidos, portanto ele vinha acompanhado de apenas um jogo e dois joysticks.
Quando o Atari foi lançado nos Estados Unidos, que já eram um dos maiores mercados de games do mundo, o preço do console era de US$199.00, um valor considerado alto e por isso as vendas não surpreenderam nos dois primeiros anos. No entanto, em 1979 era lançado para os Arcades o jogo Space Invaders, que se tornou uma febre mundial. As pessoas formavam filas nos locais onde as máquinas estavam instaladas e aguardavam ansiosamente sua vez de jogarem. A partir disso a Taito, criadora do jogo, resolveu desenvolver uma versão para o Atari 2600. Era o que faltava para que o console se tornasse um sucesso incomparável de vendas.
A grande "jogada comercial" da Atari veio em 1980, quanto a Taito tinha terminado a conversão do jogo para o Atari e apartir de então a antiga empresa de Nolan Bushnell decidiu escolhe-lo como o jogo que acompanharia o videogame já no ato da compra. Até então o título que era fornecido junto do Atari era o Missile Command. Após essa inteligente estratégia para alavancar as vendas as pessoas passaram a adquirir o Atari 2600 somente para poderem jogar o sucesso Space Invaders. Em diversas regiões do mundo o console tinha uma lista de espera para compra nas lojas que o distribuiam.
Vários outros títulos fizeram enorme sucesso no Atari, como Enduro, River Raid, Pitfall, Seaquest, Pac Man, Megamania, Bobby is Going Home, Frogger, enfim, a lista é realmente grande. Os cartuchos deste incrível console foram produzidos por mais de 3 décadas, gerando grande lucro não só para a Atari, mas também para as empresas que criavam os jogos para seu console.
A Atari acabou se tornando uma empresa gigantesca graças ao projeto de Nolan Bushnell e com ele a Warner Communications lucrou valores absurdos com as vendas do Atari VCS ao longo dos anos.
O Atari 2600 marcou uma geração e sem dúvida foi o console que mais contribuiu para a popularização dos vídeo games no mundo todo. A geração que cresceu nos anos 80 seguramente tem um título preferido do saudoso console. Abaixo você pode conferir os 10 títulos mais vendidos. Com certeza você já jogou vários deles!