Nascia, em novembro de 1979, o primeiro console portátil que rodava jogos em cartuchos, o Microvision. Seu idealizador, Milton Bradley, faturou 8 milhões de dólares apenas no primeiro ano após o lançamento do produto. Um videogame portátil cujos jogos poderiam ser trocados através de cartuchos era algo quase impensável para a época. O console ficou extremamente famoso, chegando a aparecer no filme "Sexta-Feira 13 - Parte 2".
A produção dos cartuchos do Microvision era feita inicialmente em processadores fornecidos pela Intel e pela Texas Instruments, mas Milton Bradley optou pela exclusividade de processadores da Texas Instruments, abandonando a parceria com a Intel.
O pequeno console possuía apenas 16bytes de memória RAM, 2Kbytes de memória ROM, resolução de 16 x 16 e era alimentado por duas baterias de 9V cada.
Algumas versões especiais do console foram lançadas, como uma em homenagem ao filme Star Trek, como ilustra a imagem abaixo:
Apesar do enorme sucesso, a pequena tela e a pouca variedade de títulos fez com que o console deixasse de ser comercializado em 1981. Ao longo de sua vida o Microvision teve doze títulos lançados, que foram:
Block Buster
Bowling
Connect Four
Pinball
Mindbuster
Star Trek: Phaser Strike
Vegas Slots
Baseball
Sea Duel
Alien Raiders
Cosmic Hunter
Super Blockbuster (lançado somente na Europa)