Observando a rápida disseminação dos games, que conquistavam mais e mais adeptos em todo o mundo, a Sinclair Research lançou, na Inglaterra, em 1982, o Sinclair ZX Spectrum, um microcomputador de 8Bits. Ele não possuía monitor e, assim como os consoles de video games que estavam sendo lançados naquele momento, utilizava uma televisão como interface.
Com o Sinclair ZX Spectrum era possível criar jogos e isso atraiu a atenção de muitos interessados em criar os próprios games em casa. Sua mídia de armazenamento era originalmente uma fita cassete, mas modelos mais novos permitiam a utilização de disquetes de 3 polegadas, capazes de armazenar 160Kbytes.
O equipamento possuía processador Zilog Z80 de 3.5MHz e 16KBytes de memória ROM. Com relação às memórias RAM, foram lançados dois modelos, com 16KBytes ou 48KBytes de memória. Sua resolução era de 256 x 192.
O ZX Spectrum fez grande sucesso em todo o mundo, já que a ideia de produzir jogos em casa era fascinante. Muitos títulos foram criados com o console da Sinclair e, acreditem, até 2011 ainda tínhamos lançamentos utilizando-o. O vídeo abaixo mostra o famoso jogo PaperBoy, que foi lançado para Arcade, Master System e Mega Drive, sendo jogado num ZX Spectrum. Confiram: