Ainda no ano de 1985 nascia oficialmente o game do personagem que se tornaria o mais querido em todo o mundo dos games: Super Mario Bros.
É importante destacar que o personagem em si já havia aparecido alguns anos antes, em Donkey Kong, quando era encarregado de salvar Pauline, que havia sido sequestrada pelo malvado gorila, mas naquela época o nosso querido personagem ainda se chamava Jumpman.
Dois anos depois, em 1983, surgiu, já com o nome de Mario, em uma versão para o Atari 2600. As características de pular o tempo todo e a presença do seu enorme bigode já estavam presentes, mas apesar disso o jogo não foi um grande sucesso de vendas. O título que faria de Mario um ícone do mundo dos games viria algum tempo depois, em 1985 e a plataforma era o Nintendo Famicom.
Em Super Mario Bros, Mario e seu irmão Luigi (o segundo jogador, caso houvesse), precisam percorrer 8 mundos com 4 fases cada, para tentar salvar a princesa Toadstool (Peach, no Brasil), raptada pelo temido Bowser. O título trazia uma trilha sonora bastante envolvente, além de uma física extremamente real para os padrões da época. Se você corresse com o Mário (o que era possível mantendo pressionado o botão 1 do joystick), seria preciso algum espaço para desacelerá-lo. Isso fazia toda a diferença e tornava o título muito mais real e gostoso de jogar. O cenário com rolagem lateral, que depois seria copiado por centenas de títulos, também foi muito bem aceito pelos jogadores e a combinação de todos estes itens fez de Super Mario Bros um sucesso instantâneo para o NES.
Naquela mesma época Mario ainda se tornaria o protagonista de dezenas de títulos e, com seu carisma, fazia com que todos eles tivessem grande sucesso. Assim como aconteceu com Pac-Man, ele se tornou personagem de desenhos animados, diversos produtos, filmes e, acreditem, até energéticos! A trilha sonora do jogo também merecia um destaque à parte e até em discotecas se ouvia versões mixadas de suas músicas. Esse baixinho bigodudo alavancou as vendas do console Nintendo Famicom no Japão, fazendo com que a empresa japonesa decidisse expandir seus negócios.
AO título foi o primeiro sucesso de Shigeru Miyamoto, considerado um gênio do desenvolvimento de jogos. A história do jogo criado por Miyamoto diz...
Um dia, o pacífico Reino dos Cogumelos foi invadido pelos Koopas, uma tribo de tartarugas famosas pelo uso de magia negra. Os pacíficos e calmos habitantes do reino foram transformados em pedra, barro e mesmo em flores pelo caminho. Assim, o Reino entrou em ruína. A única pessoa que pelo menos tenta enfrentá-los é Princesa Peach, filha do rei do local. Mas infelizmente, ela está sendo mantida em cativeiro pelo Rei dos Koopas: Bowser que quer se casar com ela para poder virar rei do seu reino. Sabendo disso, um encanador chamado Mario decide que irá salvar a princesa e assim libertar todos os habitantes do reino…"