Final Fantasy

Final Fantasy

O destaque do ano de 1987 fica por conta do lançamento do Final Fantasy, que aconteceu em 18 de dezembro. O jogo tem uma história toda especial e não apenas no que diz respeito ao seu enredo, mas sim ao cenário que envolvia a empresa que o criou naquele ano. O fato é que a Square Company passava por enormes dificuldades financeiras e já havia, inclusive, dispensado alguns de seus funcionários. Não havia mais luz no fim do túnel e a empresa dicidiu apenas aproveitar alguns materiais que já dispunha, como alguns cenários e personagens, e criar um jogo, que seria o seu último e exatamente por isso receberia o nome de Final Fantasy. Hironobu Sakaguchi foi o encarregado de desenvolver o enredo do jogo e coordenar seu desenvolvimento.

Hironobu Sakaguchi
Hironobu Sakaguchi

No início dos trabalhos o clima entre os poucos funcionários não era nada bom, pois eles sabiam que se tratava do último jogo a ser desenvolvido pela Square Company. Hironobu percebeu que poderia fazer uso disso a favor do jogo e em uma reunião com a equipe de desenvolvimento pediu que todos fizessem o seu melhor, para que o jogo carregasse um pouco do talento de cada um e com isso eles encerrassem seu ciclo de trabalho naquela empresa com chave de ouro. Bem, o resultado? O título ficou tão bom que se tornou um sucesso absoluto instantaneamente e solucionou todos os problemas financeiros da Square Company! Nos anos seguintes ele ainda recebeu diversas sequências e até deu origem a um filme de mesmo nome, com personagens totalmente criados por computadores.

Final Fantasy em versão para Nintendo 8 Bits
Final Fantasy em versão para Nintendo 8 Bits

Final Fantasy em versão para Nintendo 8 Bits
Final Fantasy em versão para Nintendo 8 Bits

Em 1 de abril de 2003 a Square Company adquiriu a Enix Corporation, outra empresa que atuava na área de desenvolvimento de jogos eletrônicos e animes, formando a gigantesca Square Enix, que somente em 2013 faturou incríveis US$ 1,52 Bilhões.

Um dos escritórios da Square Enix no Japão
Um dos escritórios da Square Enix no Japão

Se a Square se salvou da falência e se tornou uma das empresas mais respeitadas do mundo do entretenimento eletrônico, sem dúvida ela deve isso ao fantástico game Final Fantasy, que até hoje é responsável por grande parte do faturamento da empresa e a cada nova versão surpreende mais e mais os admiradores da série.