É absolutamente desnecessário perguntar a um gamer se ele conhece Street Fighter, porque, claro, você conhece! Mas Street Fighter 1 não é um jogo conhecido, já que não fez tanto sucesso quanto seus sucessores. O título foi lançado pela Capcom em 1987 e nele era possível selecionar apenas o personagem Ryu.
A história do game era a mesma dos títulos que vieram na sequência e que é de conhecimento de todos: Ryu viaja pelo mundo a procura do lutador mais forte. Nesta versão o inimigo final é o lutador Sagat, que ainda não possuía sua enorme cicatriz no peito.
O game foi inovador, pois introduziu os golpes no estilo "meia lua" e "frente baixo frente", que permaneceram na série e foram copiados por praticamente todos os jogos de luta que surgiram desde então. Mas, apesar disso, a jogabilidade do primeiro Street Fighter era muito, mas muito ruim. Em determinados momentos a imprecisão chegava a irritar o jogador, já que executar um Hadouken ou simplesmente pular em direção ao oponente eram tarefas complicadas.
Outro ponto bastante ruim nesta versão do game era que os golpes eram desproporcionalmente fortes. Um simples soco, às vezes, era capaz de retirar 1/3 da energia, o que não fazia muito sentido e tornava algumas partidas extremamente rápidas.
Street Fighter 1 permitia também que o personagem Ken fosse escolhido, mas somente em modo para dois jogadores, ou seja, um contra o outro. Os golpes do lutador americano eram exatamente iguais aos de Ryu e a diferença entre os dois era somente visual.
Por tudo o que a série Street Fighter se tornou, quem jogou o game lembra com saudade do primeiro título. E por falar em lembrar, veja o vídeo abaixo e mate a saudade da primeira versão do mais famoso jogo de luta já criado:
E então, você já conhecia o game? É complicado imaginar que esse jogo, tão simples e de jogabilidade horrível, se tornaria um divisor de águas no futuro, não?