Estamos em 1988 e chega ao mercado o mais potente console de video games já lançado até então. O SEGA Genesis ou SEGA Mega Drive. O lançamento oficial aconteceu em 29 de outubro. Com seu processador de 7.67MHz, 64Kbytes de memória RAM, 10 canais de áudio e cartuchos capazes de armazenar 1 Mbyte de informação, ele era soberano no que dizia respeito ao Hardware e deixava facilmente o seu concorrente direto, o NES 8 Bits, para trás.
O projeto, enquanto estava sendo desenvolvido, chamava-se “Mark V”, mas um diretor da SEGA, o senhor Hayao Nakayama oficialmente o nomeou de “Mega Drive”, cujas palavras significariam superioridade (Mega) e velocidade (Drive). Assim como aconteceu com o Nintendo Famicom, a SEGA tentou uma parceria com a gigante Atari para comercializar o seu console nos Estados Unidos, mas os termos impostos por ela eram absurdos, segundo argumentou a Atari, na época.
Em 14 de agosto de 1989 a SEGA inicia as vendas do seu console em território americano, mas com o nome de Genesis, já que o nome Mega Drive já estava patenteado naquela região. Na prática a mudança de nome não fez diferença e o sucesso do console foi enorme, devido tanto ao incomparável poder de processamento do Mega Drive quanto às enormes quantias gastas pela SEGA com propaganda para o novo console.
A SEGA apostou em jogos vinculados a personalidades da música e do esporte, lançando títulos como James Buster Douglas (boxe), Michael Jackson's Moonwalker (música) e Ayrton Senna Super Monaco GP (Fórmula 1). Com essas campanhas massivas e propagandas em todas as mídias, o Mega Drive vendia muito bem e a SEGA só foi se incomodar quando sua maior rival, a Nintendo, lançou o Super Nintendo, em 1990, que também possuía 16Bits e chegou fazendo muito sucesso. Nesse momento a criadora do Mega Drive resolveu mudar algumas estratégias e começou por substituir o título Altered Beast, que acompanhava o console até então, pelo carismático Sonic, pois com ele era possível demonstrar a enorme velocidade do seu console frente ao novo equipamento da Nintendo.
O Mega Drive possuía um processador com o dobro da velocidade do Super Nintendo, e ela utilizou isso em comerciais extrememante da época, conforme é possível observar no vídeo abaixo: