A ideia de executar os jogos dos fliperamas em consoles domésticos se tornou quase uma obsessão para a empresa japonesa SNK, que já produzia hardware para os Arcades no Japão. Ela decidiu realizar pequenas alterações nas placas que equipavam seus produtos e lançá-los como um console doméstico. Naquele momento a empresa comercializava máquinas de fliperama com slots para cartuchos. Este sistema era chamado de MVS (Multi Video System) e ele foi a base para a criação do Neo Geo.
Basicamente o que a empresa fez foi permitir a inserção de apenas um cartucho e, em 1991 era lançado, no Japão, o SNK Neo Geo.
Ele era um console com capacidade gráfica excelente para a época, capaz de executar com enorme fidelidade os títulos que estavam fazendo sucesso nos fliperamas, como Metal Slug, The King of Fighters, Fatal Fury, Samurai Shodown, The Next Glory, dentre outros. O console ainda permitia a inserção de um cartão de memória para armazenamento do estado dos jogos e de recordes, algo também inovador para a época.
O joystick da SNK também fazia referência aos arcades, tanto pelo seu enorme tamanho quanto pelo direcional em alavanca. A ideia era realmente fazer com que o jogador doméstico pudesse se sentir com um fliperama em casa e, como a lista de jogos disponíveis para o console era a mesma dos arcades, isso era realmente possível.
Apesar da característica de executar os jogos dos Arcades em casa com total fidelidade de som e imagem, o Neo Geo não
deslanchava nas vendas. Ele era um console para poucos, pois o preço era bastante caro para os padrões de preço dos
videogames da época. Apenas como comparação, no momento de seu lançamento o preço ultrapassava os 600 dólares, valor com
o qual era possível comprar três Mega Drives ou dois Super Nintendos com alguns jogos. Apesar disso o console se manteve
em produção por seis anos, sendo descontinuado em 1997, mas graças a sua excelente qualidade gráfica ele conquistou uma
grande legião de fãs ao redor do mundo.
No vídeo abaixo é possível ver um vídeo com 100 grandes jogos do Neo Geo.