Sega CD

Sega CD

Lançado no dia 12 de dezembro de 1991, no Japão, o Mega CD era um complemento que, quando conectado ao Mega Drive, permitia que fossem utilizadas mídias ópticas para armazenamento dos jogos. Seu formato lembrava os antigos Vídeo Cassetes e o primeiro modelo se conectava ao Mega Drive, posicionando-se embaixo dele.

Caixa do Mega CD
Caixa do Mega CD

Mega CD
Mega CD

Como estas mídias possuíam uma capacidade de armazenamento muito superior aos cartuchos, os jogos podiam ser mais bem elaborados, mais longos, inclusive com a presença de animações digitalizadas, como é possível observar no vídeo abaixo, que mostra a abertura do título "Pitfall - Mayan Adventure":

Vale destacar que Mega CD e SEGA CD são o mesmo equipamento. A diferença se dava apenas porque os consoles ao quais eles se acoplavam também possuíam dois nomes diferentes.

O Mega Drive era conhecido como Genesis nos Estados Unidos, então lá a SEGA o lançou com o nome de SEGA CD e, no restante do mundo, como Mega CD. O principal objetivo do acessório era permitir que o Mega Drive/Genesis competisse de igual para igual com o Super Famicom/Super Nintendo, que vinha ganhando cada vez mais mercado na batalha dos consoles de 16Bits por possuir melhor qualidade gráfica nos seus jogos. A SEGA lançou a segunda versão do Mega CD, um pouco menor e mais barata. Este se posicionava na lateral do Mega Drive e não embaixo dele, como acontecia na primeira versão.

Mega CD - Segunda Versão
Mega CD - Segunda Versão

O Mega CD/SEGA CD não foi um sucesso total de vendas, mas também não fez feio. Ele vendeu mais de 6 milhões de unidades ao longo de toda a sua existência. O título que mais se destacou foi Sonic CD, que possuía visual muito mais elaborado do que as versões para cartucho, som com qualidade de CD e uma função chamada de máquina do tempo, que permitia que os jogadores explorassem quatro versões diferentes de cada estágio.

O vídeo abaixo mostra o Sonic CD sendo jogado. É nitída a qualidade gráfica e de áudio muito superiores à versão em cartucho.

Em 1996 o Mega CD foi oficialmente descontinuado pela SEGA, que já concentrava suas atenções em seu novo console, o Saturn.