A guerra entre os consoles Mega Drive e Super Famicom continuava forte no Japão, e em 23 de agosto de 1991 a Nintendo faz o lançamento oficial do seu console de 16 Bits nos Estados Unidos. Assim como o antecessor, ele também foi renomeado, tornando-se o Super Nintendo Entertaiment System, ou simplesmente SNES.
Se por um lado a SEGA já estava comercializando seus consoles havia algum tempo, a Nintendo contava com parcerias importantes, como Capcom, Konami, Tecmo, Square, Koei e Enix, além de possuir um console com maior capacidade gráfica que o seu concorrente. Apesar disso, a liderança ainda era do Mega Drive, com aproximadamente 60% do mercado. Esta taxa se manteve por um bom tempo, até que de uma dessas parceiras da Nintendo, a Capcom, saiu o lançamento que inverteria o cenário: Street Fighter 2: The World Warrior.
O jogo, sucesso absoluto nos fliperamas, foi adaptado de forma muito perfeita ao Super Nintendo e seu joystick de 8 botões e, assim como outros destaques dos Arcades que foram adaptados na sequência, como Mortal Kombat, alavancou as vendas do console.