Sonic the Hedgehog

Sonic the Hedgehog

O ano era 1991 e a SEGA ainda era líder no mercado de consoles de 16Bits, mas já havia certa preocupação da empresa após conhecer o Super Famicom e o seu hardware capaz de renderizar imagens com melhor definição do que o Mega Drive. Diante disso a SEGA contrata Tom Kalinske para gerenciar os próximos passos da empresa e ele rapidamente elabora algumas metas para a expansão de mercado do Mega Drive.

Tom Kalinske
Tom Kalinske

Naquele momento o título que acompanhava o console da empresa no ato da compra era o Altered Beast e a primeira decisão de Kalinske era substitui-lo por algo que destacasse os pontos positivos do Mega Drive frente ao Super Nintendo. Essa não era tarefa fácil, já que o hardware do console da SEGA era realmente inferior em praticamente tudo, exceto no processador, que possuía quase o dobro do clock do processador de seu concorrente. Para explorar essa vantagem era necessário criar um jogo que fosse extrememante rápido e até aquele momento a SEGA não possuía algo assim.

Em paralelo a isso Kalinske levantou outra questão importante: a Nintendo possuía um mascote que já tinha se tornado referência no mundo dos games e era impossível não associar seu nome à imagem da empresa rival. Claro que ele estava se referindo ao carismático Mario. Ele sugeriu, então, que a SEGA também criasse um personagem e que trabalhasse sua imagem massivamente, associando-o à empresa.

Sonic
Sonic

Com a responsabilidade de solucionar estes dois problemas surgia, então, o Sonic. Por conta disso o porco-espinho mais famoso do mundo possui algumas características pensadas detalhadamente, como:

- É azul, já que o logo da SEGA também é.
- É rápido, pois o objetivo era explorar ao máximo o alto clock do processador do Mega Drive.
- Possui um olhar mais ofensivo e penetrante do que o Mario, já que a ideia era conquistar um público mais adolescente e não somente as crianças admiradoras do Mario e seus traços repletos de bondade.

Depois de pronto o jogo realmente era extremamente veloz em determinados momentos e a SEGA não pensou duas vezes em substituir o Altered Beast por Sonic - The Hedgehog. A ideia foi realmente genial. O porco-espinho recém nascido no mundo dos games se tornou um ícone da empresa e foi responsável por dar fôlego novo às vendas do Mega Drive em todo o mundo. A SEGA, conforme prometido, investiu na imagem do Sonic e os comerciais passaram a fazer referência a ele, que a partir daquele momento era o cartucho "grátis" que acompanharia o Mega Drive durante muitos anos.

Confira um dos comerciais da SEGA para promover o Sonic e o Mega Drive no início dos anos 90:

E vale lembrar que é claro que o ouriço mais famoso do mundo dos games não ficaria de fora dos consoles de 8 bits! Em 25 de outubro de 1991 chegava ao Master System o título Sonic the Hedgehog.

Caixa do jogo para o console Master System
Caixa do jogo para o console Master System

O título era, claro, uma aventura em estilo plataforma e o mascote da SEGA deveria resgatar diversas esmeraldas e derrotar o Dr. Robotnik. Ao longo do jogo Sonic deveria coletar argolas, tanto para tentar conseguir vidas extras quando atingisse 100 unidades quanto para se proteger de inimigos, já que se ele fosse atingido por algum deles, mas estivesse possuindo argolas, ele não morreria e sim as perderia.

Cena do jogo
Cena do jogo

Cena do jogo
Cena do jogo

Cena do jogo
Cena do jogo

O game, ao contrário do que muitos pensam, não é uma adaptação do título de mesmo nome para o Mega Drive. Trata-se de um jogo diferente, com fases e cenários construídos somente para a plataforma 8 bits.

A aventura se passa em seis níveis, cada um com duas fases principais e um inimigo a ser derrotado na terceira. Ao vencê-lo, Sonic libera parte dos animais sequestrados pelo terrível Dr. Robotnik. Em cada nível existia uma esmeralda escondida e terminando o jogo com as seis esmeraldas capturadas, o final era diferente.

Cena do jogo
Cena do jogo

O jogo não possuía, claro, a qualidade gráfica e de áudio do Mega Drive devido às limitações de hardware do Master System, mas ainda assim ele era garantia de diversão para muitas horas. Confira um pouco do game no vídeo abaixo: