Top Gear

Top Gear

Top Gear foi um simulador de corridas lançado para o inesquecível Super Nintendo em 1992, pela Kemco, e que se tornaria um divisor de águas nos jogos deste gênero para consoles de 16 bits.

Abertura do jogo
Abertura do jogo

A jogabilidade de Top Gear era absolutamente sensacional e sua trilha sonora envolvia o jogador de maneira muito fácil. Sem perceber era possível passar horas e horas em companhia do game.

Ao iniciar o jogo era possível escolher entre 4 super carros:

Seleção de carros do jogo
Seleção de carros do jogo

Cada um tinha suas características específicas mas, o branco era sempre o mais escolhido pela garotada, já que seu consumo de combustível era menor e, por isso os reabastecimentos eram mais rápidos ou, em determinadas pistas, ele nem era necessário. Também era possível selecionar o câmbio, que podia ser automático ou manual, bem como algumas opções de configuração de joystick.

Pit stop
Pit stop

A história do jogo era bem simples: ao atingir pontuação suficiente após 4 corridas, você conseguia evoluir para outro país e, dessa forma o jogo se desenvolvia ao longo de 32 pistas em diversos países. Faziam parte do roteiro dos pilotos: Estados Unidos, Brasil, Peru, México, Japão, Alemanha, Suécia, Noruega, Finlândia, Dinamarca, França, Itália, Inglaterra e Escócia.

Cena do jogo
Cena do jogo

Top Gear era diversão garantida especialmente quando podíamos pressentir uma ultrapassagem de nosso adversário olhando para a tela dela e, com isso era possível fechá-lo, fazendo com que sua velocidade fosse muito reduzida. Claro, se você fosse o piloto que sofreu o bloqueio na tentativa de ultrapassagem, a sensação era de raiva, mas esse era o grande "barato" do game!

Curiosidade: Top Gear trazia um pequeno bug que, quando explorado pelos jogadores mais experientes, permitia que você terminasse as corridas em duas posições ao mesmo tempo, ou seja, era possível somar as duas pontuações e, se por acaso essas duas posições fossem a de primeiro e segundo colocados, seus pontos seriam muitos! Conseguir isso não era tarefa das mais fáceis: você precisava ter uma velocidade considerável no momento de encerramento da corrida e deveria bater seu carro em diagonal no pilar que sustentava a faixa de chegada. Se você fosse bem sucedido, ocuparia duas posições na classificação e seu adversário seria automaticamente deslocado uma posição para baixo.

Relembre um pouco do jogo no vídeo abaixo, que mostra as últimas corridas antes de terminar o game: