Tentando desbancar os dois consoles que dominavam completamente o mercado no início dos anos 90, uma empresa chamada 3DO
Company teve uma ideia que parecia ser muito interessante: Ela criou especificações para o que seria o primeiro console
de 32Bits. Sua mídia de armazenamento era o CD, assim como já fazia o Mega CD, da SEGA, mas pela primeira vez teríamos
um console de 32Bits com a capacidade de armazenamento dos Compact Disks.
O console foi pensado como um equipamento para oferecer uma experiência multimídia avançada, combinando jogos, música, filmes e outras formas de entretenimento. Até mesmo o acesso à Internet por meio de um adaptador opcional chamado "3DO Modem" era possível. Esse acessório era conectado à porta de expansão do console e permitia que os jogadores acessassem serviços online, como navegação na web, download de conteúdo adicional para jogos e até mesmo jogar multiplayer online, dependendo do suporte do jogo específico. Esses recursos adicionais foram inovadores na época e buscavam criar uma experiência de entretenimento abrangente.
A 3DO Company, no entanto, não estava interessada em desenvolver o console, mas sim em criar as especificações e
licenciá-las, ou seja, o faturamento se daria apenas com os royalties das empresas que desejassem comercializar o
aparelho. E as especificações eram bastante ousadas e promissoras, sendo configurações muito superiores aos seus concorrentes da
época. Além disso, outro fator que demonstrava o enorme esforço da empresa para que o console se tornasse um equipamento
de sucesso era o preço cobrado dos desenvolvedores: algo entre 3 e 5 dólares por jogo vendido, contra os quase 20
dólares cobrados por empresas como SEGA e Nintendo.
A Panasonic foi a primeira empresa a comercializar o console, lançando-o em 4 de outubro de 1993.
O 3DO apresentava um design angular e distinto, com uma estética futurista. O console vinha com um controle padrão, mas também era compatível com outros controles e periféricos, como a pistola, o controle sem fio e o mouse. O hardware do 3DO variava entre os fabricantes, mas geralmente consistia em um processador ARM de 32 bits, 2 MB de memória RAM e uma GPU capaz de renderização em 3D.
Parte por ter sido a pioneira e parte por ele ser o primeiro console de 32Bits, portanto com qualidade de imagem muito
superior a tudo que já se tinha visto, o 3DO vendeu bem em seus primeiros meses de vida, mesmo com o elevado preço
praticado à época: 699 dólares! No entanto, com a chegada do Sony Playstation e do SEGA Saturn, ambos de 32Bits e com
hardware equivalente ou superior ao 3DO, essa fatia do mercado começou a ser dividida e com o passar dos meses o pedaço
pertencente à Panasonic e às outras empresas que haviam licenciado o 3DO era cada vez menor, já que ele era o console
mais caro dentre os três de 32Bits lançados até então. Essa diferença de preço foi reduzindo o mercado para o 3DO, o que
também afastou os desenvolvedores de jogos e, em 1996, após mais de 5 milhões de unidades vendidas, o projeto foi
descontinuado.
Embora quando se considere todo o período em que o 3DO foi comercilaizado ele não possa ser considerado um sucesso comercial, seu legado pode ser visto em outros consoles e dispositivos que adotaram recursos multimídia e tecnologia de CD posteriormente. O uso de CDs como meio de armazenamento e a capacidade de reprodução de mídia em um console de videogame anteciparam a tendência de consoles mais recentes, como o PlayStation e o Xbox, que também se tornaram centros de entretenimento multimídia.
O vídeo abaixo mostra uma pequena coletânea de 10 games que fizeram sucesso no 3DO: