32X

32X

Ainda em enorme desvantagem nas vendas para o Super Nintendo, a SEGA lançou mais um complemento para o Mega Drive. Tratava-se do SEGA 32X ou Mega 32X, nas Américas. Ele se conectava ao slot de cartuchos do Mega Drive e trazia um excelente processador de 32Bits, 28,5MHz e 0,5Mbytes de memória RAM, além disso fazia uso da memória do próprio Mega Drive. Tratava-se, basicamente, de um componente que transformava o Mega Drive em um console de 32Bits, superando tecnologicamente o seu principal rival, o Super Nintendo.

SEGA 32X
SEGA 32X

A qualidade gráfica também havia melhorado significativamente com uma paleta de 32.768 cores simultâneas na tela. O som também não ficou esquecido e o 32x possuía tecnologia estéreo digital QSound. Ao longo de sua existência foram lançados 34 jogos para este acessório da SEGA, que vendeu mais de 650 mil unidades em todo o mundo.

O interessante é que era possível utilizá-lo junto ao Mega/SEGA CD, conforme ilustra a imagem abaixo:

Mega/SEGA CD
Mega/SEGA CD

E também era possível utilizá-lo junto da versão 1 do Mega/SEGA CD:

Mega/SEGA CD Acoplado a versão 1 do Mega Drive
Mega/SEGA CD Acoplado a versão 1 do Mega Drive

A combinação dos dois complementos “turbinava” o Mega Drive de tal forma que ele se transformava em um console de 32Bits, semelhante ao SEGA Saturn. Este foi, talvez, o grande problema, já que a SEGA tinha, naquele momento da história, dois produtos que concorriam entre si, mas o Saturn levava vantagem, pois que era um console já nascido para ser de 32Bits, sem a necessidade de qualquer complemento. Outro ponto a favor do SEGA Saturn era que ele já possuía o CD como mídia original de armazenamento e, no outro extremo, pesando contra o Mega Drive o fato de terem sido lançados apenas 6 títulos que tiravam proveito do conjunto SEGA/Mega CD e 32X, que foram:

Night Trap
Fahrenheit
Corpse Killer
Supreme Warrior
Slam City with Scottie Pippen
Surgical Strike (Lançado somente no Brasil)

Abaixo podemos ver a introdução do título Corpse Killer. É fácil notar que a qualidade gráfica é infinitamente superior a de um título comum do Mega Drive e a enorme capacidade de armazenamento do CD frente a um cartucho comum era muito bem explorada.