Nintendo 64

Nintendo 64

Em 23 de junho de 1996, no Japão e quase simultaneamente, em setembro, nos Estados Unidos, a gigante japonesa Nintendo faz o lançamento do seu terceiro console doméstico, o Nintendo 64. O número ligado ao nome fazia referência aos 64 bits do processador, que agora trabalhava a quase 100MHz. Era uma configuração bastante ousada, que ainda trazia:

- BUS Speed de 526Mbytes por segundo (vulgarmente chamado de clock externo do processador)
- Co-Processador de 62Mhz responsável pelo processamento de áudio e vídeo. Graças a ele o console era capaz de renderizar 150.000 polígonos por segundo em resolução de 640 x 480.
- 4Mb de memória RAM (RAMBUS)
- 64 canais de áudio

Nintendo 64
Nintendo 64

Embora fosse um equipamento bastante moderno, para muitos críticos da época a Nintendo havia cometido um enorme equívoco, que era lançar um console cuja mídia de armazenamento ainda fosse o cartucho e não o CD. Vale lembrar que em 1996 já tínhamos o Panasonic 3DO, o SEGA Saturn e o Sony Playstation como consoles que haviam adotado o CD como mídia.

Mas se por um lado o console da Nintendo se mantinha preso às tecnologias mais antigas, por outro lado ele também se destacava com características mais modernas: era possível que quatro jogadores o utilizassem simultaneamente sem que fosse necessário qualquer acessório, como acontecia com o Saturn ou até mesmo o Super Nintendo.

Nintendo 64 - Entrada para 4 joysticks
Nintendo 64 - Entrada para 4 joysticks

E na sequência podemos observar o título Mario Kart 64 sendo jogado por quatro jogadores ao mesmo tempo. Sem dúvida era diversão garantida.

Mario Kart 64 em modo para 4 jogadores
Mario Kart 64 em modo para 4 jogadores

O joystick do Nintendo 64 também tinha formato inovador, fato que, aliás, é característica da Nintendo. Praticamente em todos os seus consoles podemos notar algum diferencial nos controladores.

Joystick Nintendo 64
Joystick Nintendo 64

Joystick Nintendo 64
Joystick Nintendo 64

O Nintendo 64, apesar de sua desvantagem no que diz respeito à mídia de armazenamento de jogos, não fez feio nas vendas, atingindo mais de 33 milhões de unidades vendidas, sendo descontinuado em 30 de abril de 2002. Mais uma vez o bigodudo Mario foi responsável por boa parte dessas vendas, com títulos como Super Mario 64, Mario Kart 64, Mario Golf, Mario Party, dentre outros. Confira abaixo uma compilação com alguns títulos de sucesso do console: