A SEGA estava sem emplacar um console de sucesso havia bastante tempo. O Saturn patinava nas vendas devido à dificuldade
de se desenvolver jogos para ele graças a algumas mudanças de última hora que seu projeto havia recebido. Tentando
evitar o mesmo erro a SEGA iniciou dois novos projetos de consoles. O primeiro deles estava sendo feito nos Estados
Unidos em parceria com a 3DFX, uma empresa especializada em processadores gráficos. Esse projeto foi apelidado de "Black
Belt". O segundo era desenvolvido pela SEGA japonesa, com o nome de "Dural" e seus parceiros eram as gigantes NEC e
Hitachi.
No início de 1998 a SEGA decidiu que seu próximo console seria baseado no projeto Dural, que se mostrou mais adequado
aos interesses da empresa. Ela iniciou as etapas de produção e seu nome havia sido alterado para Katana, mas, pouco
antes do seu lançamento oficial ele recebeu o nome de Dreamcast, que é a contração de "Dream Broadcast", cuja tradução
seria algo como Transmissor de Sonhos.
Em 27 de novembro de 1998 a SEGA lançou o Dreamcast. O console apresentava excelente configuração, com um processador RISC de 200MHz, 16Mb de memória RAM, processador gráfico de 100MHz e sua mídia de armazenamento era o CD. As opções em títulos eram variadas, contando com sucessos como: Marvel vs Capcom, 4x4 Evolution, Capcom vs SNK, Daytona USA, vários games da série The King of Fighters, Resident Evil e até Super Street Fighter. No entanto, apesar de vários títulos clássicos e de sucesso em outras plataformas, o game mais vendido do Dreamcast foi o Sonic Adventure, que registrou 2.5 milhões de unidades comercializadas.
O console também possuía alguns acessórios interessante e um deles era o Jump Pack (Puru Puru Pack, no Japão). Tratava-se de um dispositivo que, quando acoplado ao joystick, vibrava, melhorando a sensação de realismo dos jogos. O vídeo abaixo mostra o dispositivo funcionando:
Outro acessório interessante era o VMU (Visual Memory Unit). Basicamente ele funcionava como um cartão de memória para salvar os estados dos jogos, assim como já existia no Playstation, da Sony. O diferencial no caso do dreamcast é que o VMU possuía uma pequena tela de LCD monocromática que exibia informações durante os jogos. Quando alimentado com baterias o dispositivo podia ser utilizado de forma independente, se transoformando em um pequeno console portátil, já que possuía um pequeno joystick acoplado, conforme ilustra a imagem abaixo:
O Dreamcast vendeu aproximadamente 11 milhões de unidades e sua fabricação foi interrompida ainda no primeiro semestre de 2002, ou seja, ele sequer completou 4 anos de vida. O console não era considerado um equipamento ruim, mas seu concorrente, o Playstation 2, batia recordes de bons resultados com frequência, o que diminuiu o mercado para o console da SEGA. O último título lançado oficialmente para o Dreamcast foi o NHL2K2.