O ano de 2004 ficou marcado por mais um ótimo lançamento da Nintendo. Chegava ao mercado, em 21 de novembro de 2004, o Nintendo DS. Tratava-se de um console portátil com duas telas de LCD, sendo que uma ficava responsável, quase sempre, por fornecer dados adicionais dos jogos. Aliás, a sigla DS vem da abreviação de Dual Screen.

Uma das telas era sensível ao toque e, outro grande diferencial do console era sua capacidade de efetuar reconhecimento
de voz. O dispositivo também permitia um chat entre duas pessoas, desde que ambas estivessem conectadas à rede Nintendo
DS.
A capacidade de processamento do portátil impressionava, principalmente no que dizia respeito aos gráficos, chegando a
serem melhores que os do Nintendo 64. Os jogos podiam ser executados a incríveis 60 quadros por segundo, contendo
efeitos de sombras e fumaças, o que era raro para um console portátil.
O Nintendo DS teve mais de 1200 títulos lançados e, claro, uma enorme variedade de games do mascote da Nintendo.

Aliás, o título mais vendido foi dele, com New Super Mario Bros, lançado em 15 de maio de 2006, registrando quase 30 milhões de cópias vendidas.

Dois anos após o lançamento do portátil e bastante satisfeita com as vendas, a Nintendo lançou, em 2 de março de 2006, o Nintendo DS Lite, que basicamente possuía o mesmo projeto, mas era uma versão mais leve e um pouco menor em relação à versão original. No entanto, apesar da redução no tamanho, a qualidade da imagem era superior na versão Lite, pois alguns pequenos problemas envolvendo a iluminação foram corrigidos. A disposição de alguns componentes foi alterada, como botões de Start e Select, o próprio botão de ligar o console, o microfone, enfim, o dispositivo tinha algumas alterações consideráveis em relação ao original, mas a jogabilidade continuava excelente.

Mais dois anos após a chegada do Nintendo DS Lite e querendo aproveitar a boa aceitação do seu portátil no mercado, a gigante japonesa lançou o Nintendo DSi, que trazia como principal mudança a entrada para cartões SD, tela um pouco maior e duas câmeras. Como ponto negativo ele não possuía mais a entrada para cartuchos do GameBoyAdvance, que estava presente nas duas versões anteriores do console. O Nintendo DSi possuía a árdua missão de disputar mercado com o PSP, da Sony, mas ele se saiu muito bem.

Somando as três versões dos consoles da série DS, a Nintendo vendeu quase 155 milhões de unidades e bateu o seu concorrente PSP, que vendeu aproximadamente 80 milhões. Neste momento a hegemonia da Sony havia sido quebrada, pelo menos no que diz respeito ao mercado portátil. Apenas como curiosidade, o número de consoles comercializados do Nintendo DS o colocou em segundo lugar na lista de todos os consoles já produzidos, incluindo os não portáteis, perdendo apenas e por muito pouco para o Sony Playstation 2, cujas vendas chegaram a 157 milhões de unidades. O gigantesco sucesso do portátil da Nintendo não foi à toa. O console era realmente muito bom! No vídeo abaixo você pode conferir alguns títulos de sucesso. A qualidade gráfica realmente impressiona. Confira no vídeo abaixo, que contém uma seleção de games do console: