XBOX 360

XBOX 360

Estávamos em 2005 e a Microsoft ainda estava com seu XBOX sendo produzido quando a empresa de Bill Gates decidiu se antecipar à próxima geração e lançar seu novo console, chamado de XBOX 360. O equipamento foi exibido pela primeira vez para o público em um programa da MTV americana, em 12 de maio de 2005. O programa divulgou jogos e forneceu detalhes técnicos do XBOX 360, que começou a ser comercializado em 16 de novembro do mesmo ano.

XBOX 360
XBOX 360

O processador do XBOX 360 era baseado na arquitetura Power-PC e possuía 3 núcleos de 3.2GHz cada. Ele era otimizado para alto desempenho em cálculos de ponto flutuante e cada núcleo era capaz de trabalhar com múltiplas threads simultaneamente. Apesar de ser um processador muito superior ao do primeiro console da companhia, ele executava as instruções em modo in-order ao contrário do processador do seu antecessor, que utilizava o modo Out-Of-Order. De forma bastante simplificada podemos dizer que o Out-Of-Order é capaz de organizar e processar as informações de tal forma que não haja ociosidade do processador. Ele permite executar uma operação antes mesmo que a operação anterior tenha sido totalmente processada (desde que a sua execução não dependa da primeira), o que gera um grande ganho de desempenho, especialmente em processadores com vários núcleos. A Microsoft optou pela forma menos complexa de processamento para reduzir custos e a exigência por energia em seu novo console. De qualquer forma isso não teve influência na execução dos jogos, já que o console apresentava um tempo de resposta de processamento extremamente veloz, não perdendo em nada para seus concorrentes desta geração, que eram o Sony Playstation 3 e o Nintendo Wii, que ainda seriam lançados.

CPU do XBOX 360
CPU do XBOX 360

Com relação à memória o XBOX 360 possuía 512Mb GDDR3, que era compartilhada com a GPU, fabricada pela ATI e batizada de XENOS. Essa GPU era produzida pela TSMC, com tecnologia de 90nm e clock de 500MHz. A mídia escolhida pela Microsoft para distribuição de jogos era o DVD, que podia ser de dupla camada, portanto suportando jogos bastante grandes.

O console ainda permitia a instalação de um HD, que podia ou não ser adquirido junto com o console. Nele era possível armazenar jogos, dados de perfis e atualizações. O HD deveria ser colocado em um case e este era encaixado no console.

Case para HD
Case para HD

Slot para encaixe do case
Slot para encaixe do case

O XBOX 360 também possuía portas USB, tanto na parte frontal do console quanto na parte de trás. Nessas portas podiam ser conectadas joysticks, mouses, controladores em formato de volante, headsets, webcams, Adaptadores Wireless, dentre outros acessórios fabricandos para o console.

Portas USB Frontais e Traseiras do Console
Portas USB Frontais e Traseiras do Console

Por tudo isso o console da Microsoft era, naquele momento, o equipamento mais poderoso dentre os videogames já lançados no que dizia respeito ao hardware. Os gráficos de seus jogos possuíam muito mais detalhes do que os melhores consoles dos seus concorrentes até o momento, que eram o PS2, da Sony e o Game Cube, da Nintendo.

Inicialmente a Microsoft o lançou o XBOX 360 em 3 versões, que eram a Elite, Premium e Arcade. Esta última era a mais básica, que não possuía HD e nem vinha preparada para conexões Ethernet via cabo. As versões Elite e Premium possuíam como diferencial o tamanho dos HDs que as acompanhavam. A primeira possuía um disco de 120GB e a segunda de 60GB. Mais tarde surgiram versões com HDs ainda maiores.

Desde o seu lançamento o XBOX 360 já conta com quase 1000 títulos lançados e já foram comercializados mais de 80 milhões de unidades do console. O título Call of Duty: Modern Warface 3 vendeu mais de 9 milhões de cópias apenas no dia de seu lançamento! Um sucesso e tanto, digno de ser comemorado, tanto pela empresa de Bill Gates quanto pela Activision, a criadora do jogo.

Confira abaixo uma coletânea de jogos espetaculares lançados para o XBOX 360: