Playstation 3

Playstation 3

Em 17 de novembro de 2006, ou seja, exatamente um ano e um dia após o lançamento do XBOX360, a Sony fez o lançamento oficial de seu novo console, batizado de Playstation 3 ou PS3, como ficou conhecido por muitos. O objetivo era, claro, disputar o mercado da nova geração com a gigante Microsoft, que por ter lançado seu console primeiro, possuía vantagem.

Playstation 3
Playstation 3

Os jogos do PS3 eram capazes de brigar em iguais condições com os do equipamento da Microsoft. Ele possuía um processador de 3.2GHz projetado pela Sony em parceria com IBM e Toshiba. O CPU do PS3 era composto por um PPE (Power Processing Element) e oito SPE (Synergistic Processing Elements). De forma bastante simplificada, um PPE atua como um controlador para as instruções que são enviadas aos SPEs. Estes, por sua vez, são pequenos processadores com arquitetura RISC otimizados para cálculos de ponto flutuante. Este conjunto era capaz de transformar o PS3 numa máquina de cálculos absurdamente veloz.

Para tentarmos entender melhor essa capacidade, vamos, primeiro, compreender dois conceitos importantes, que são o Ponto Flutuante e o FLOP.

1- Ponto Flutuante é uma operação matemática que envolve cálculos com números possuindo casas decimais, ou seja, não apenas com números inteiros puros, mas sim com todos os números reais.

2- FLOP é uma unidade que mede a quantidade de cálculos com Ponto Flutuante realizados em um segundo.

Sabendo disso podemos efetuar algumas contas. Um único SPE é capaz de processar aproximadamente 28GigaFLOPS, ou seja, 28.000.000.000 (vinte e oito bilhões) de cálculos por segundo. O Playstation 3 possui oito SPEs, ou seja, em teoria ele é capaz de processar 224.000.000.000 (duzentos e vinte e quatro bilhões) de cálculos por segundo! É importante destacar que apenas seis dos oito SPEs estavam disponíveis para utilização dos jogos, ou seja, ele era, na verdade, capaz de processar "apenas" 168.000.000.000 de cálculos por segundo. O sétimo SPE era reservado para utilização do próprio sistema operacional do console e o oitavo estava desabilitado por questões não explicadas muito bem pela Sony até hoje. Apenas para dar mais uma comparação de quão absurda era essa capacidade de processamento do CPU do PS3, o processador Quad Core 3.2 GHz Core2 Extreme QX9775 podia processar aproximadamente 37GigaFLOPS de dados.

A capacidade de cálculo do console era tão impressionante que ele chegou a ser desmontado e seu processador utilizado em diversos centros de pesquisa, já que era mais barato montar equipamentos de alto desempenho a partir do CPU do console do que adquirir supercomputadores prontos. Houve até uma distribuição do sistema operacional Linux chamada de Yellow Dog Linux desenvolvida pela Fixstars Solutions exclusivamente para o console da Sony. Em novembro de 2010 a Air Force Research Laboratory, que é um centro de pesquisas científicas da força aérea dos Estados Unidos, conectou nada menos que 1760 PS3, criando um poderosíssimo supercomputador.

Apenas por curiosidade, vale destacar que a Sony, tentando evitar que o seu equipamento de entretenimento se tornasse supercomputadores com fins militares, removeu a possibilidade de dar boot no CPU do PS3 sem que o sistema operacional fosse do próprio Playstation, ou seja, a partir dos modelos Slim, lançados em 2009, já não era mais possível desmontá-lo para criar equipamentos de outros fins.

CPU do PS3
CPU do PS3

Com relação à memória o PS3 possuía 256MB de XDR DRAM, que é um padrão de memória utilizada para alto desempenho. No caso do Playstation 3 ela trabalhava a 3.2GHz de clock e o console ainda contava com mais 256Mb de GDDR3 de 700MHz de frequência real, mas que atingiam 1.4GHz de transmissão efetiva, para serem utilizados exclusivamente com o vídeo. Ainda sobre o GPU do console da Sony, ele havia sido desenvolvido pela NVIDIA baseado na arquitetura G70 e foi batizado com o nome de RSX Reality Synthesizer. O GPU trabalhava a 550MHz e em conjunto com o superprocessador do console era possível gerar gráficos incrivelmente realistas.

GPU do PS3
GPU do PS3

O Playstation 3, assim como o XBOX360, possuía um HD para armazenamento de jogos e o modelo podia ser encontrado com as capacidades de de 20, 40, 60, 80 e 160Gb. Também seguindo outra característica do console da Microsoft, mas que já estava presente no PS2, o Playstation 3 também permitia o acesso à uma rede da Sony, chamada de Playstation Network (PSN) para a utilização de jogos online e para isso o console trazia uma porta Ethernet em sua parte traseira, conforme ilustra a imagem abaixo:

Conexão de rede do PS3
Conexão de rede do PS3

Com relação aos joysticks a Sony fez os controladores do PS3 nativamente sem fio e redesenhou os botões L2 e R2, mas visualmente e observando o joystick de cima só era possível notar uma pequena diferença em relação ao modelo do console anterior, que era a presença do botão PS, que apresentava algumas funções na tela, além de sincronizar o joystick. Veja abaixo a comparação do modelo utilizado pelo PS2 e pelo PS3:

Dual Shock 2 e Dual Shock 3
Dual Shock 2 e Dual Shock 3

No entanto, se a Sony não inovou muito em seus controladores, ela o fez com a mídia de distribuição de jogos do PS3. Enquanto o XBOX360 distribuía seus jogos em DVD, a gigante japonesa decidiu adotar o Blu-Ray como principal mídia do console. Além deste, o Playstation 3 também lia DVDs e CDs de diversos formatos. A vantagem da distribuição de títulos em Blu-Ray era a capacidade ainda maior desta mídia quando comparada ao DVD. Jogos como o Resistance - Fall of Man ocupavam mais de 17Gb e isso não era um problema nos Blu-Rays.

Blu-Ray do título Rise of the Guardians para PS3
Blu-Ray do título Rise of the Guardians para PS3

Em 18 de agosto de 2009 a Sony lançou a segunda versão do seu console. Chegava ao mercado o Playstation 3 Slim, mais fino e com algumas pequenas alterações no visual em relação ao modelo original. Ele foi lançado em modelos que possuíam HDs de 120, 160, 250 ou 320Gb e consumindo bem menos energia que o modelo original. Outros pontos importantes da versão Slim era que a reorganização dos componentes internos fazia com que ele aquecesse muito menos, portanto seu sistema de refrigeração era simplificado, o que reduziu significativamente o ruído do console.

Playstation 3 Slim
Playstation 3 Slim

Em setembro de 2012 a Sony lançou o terceiro e último modelo do Playstation 3, batizado de PS3 Super Slim. O console era ainda menor que o modelo Slim e existia em versões com HD de 250 ou 500Gb. O console também trazia algumas pequenas modificações que visavam reduzir custos, como na unidade de disco, que agora possuía uma tampa no lugar do mecanismo que fazia a inserção do disco nos modelos anteriores.

Playstation 3 Super Slim
Playstation 3 Super Slim

Os modelos Slim e Super Slim do Playstation 3 não apresentavam a retrocompatibilidade com o PS2, pois, segundo John Koller, diretor de marketing da Sony, as pessoas que adquiriam o PS3 queriam jogar os seus jogos e não mais os do PS2, além do mais o PS3 já estava no mercado havia 3 anos, portanto já existia uma enorme gama de jogos, não sendo mais necessária a retrocompatibilidade.

O Playstation 3 vendeu, em todas as suas versões, mais de 80 milhões de consoles e já teve mais de 800 jogos oficiais lançados. O título mais vendido para o console foi o Grand Theft Auto V, desenvolvido pela empresa britânica Rockstar e que ultrapassou a marca de 15 milhões de unidades comercializadas.

Confira abaixo um vídeo com alguns dos games que se destacaram no PS3: