Wii U

Wii U

O Nintendo Wii não havia decepcionado em suas vendas, mas a Nintendo sofreu fortes críticas com relação a ele. Segundo uma parte da imprensa especializada o console havia sido desenvolvido para o usuário casual de games, que quer um pouco de diversão e que utiliza o videogame esporadicamente, deixando de lado os usuários mais intensos. Essas críticas chegaram a ter impacto nas ações da empresa, que registravam queda de mais de 5,5%, algo preocupante para a empresa.

Visando reverter este cenário a Nintendo, que havia sido a última empresa a lançar seu console na sétima geração, foi a primeira a lançá-lo na oitava. Chegava ao mercado, em 18 de novembro de 2012, o Wii U, que mais uma vez trazia novidades muito interessantes em seu joystick, que podia funcionar, inclusive, como interface de exibição do jogo. Era realmente incrível! Confiram no vídeo abaixo as novidades do console:

Como é possível perceber, com o novo console da Nintendo, seu interessante joystick e seus criativos aplicativos era possível desenhar, se comunicar com outras pessoas, compartilhar imagens entre o joystick e a TV ou simplesmente utilizar a segunda tela para acessar menus extras dos jogos. O console era, ao mesmo tempo, um videogame convencional e um portátil, já que você podia utilizar apenas o controlador para jogar seus títulos.

Wii U
Wii U

O hardware do Wii U trazia um processador de três núcleos fabricado pela IBM e baseado na arquitetura Power PC (bastante similar ao processador do XBOX 360). Ele ainda contava com 2MB de memória cache, sendo divididos em 1MB para o primeiro núcleo e 512KB para os núcleos 2 e 3. Com relação à memória RAM o console trazia 2GB, quantidade muito acima do que se via nos consoles até aquele momento, no entanto é importante observar que 1GB era reservado para o sistema operacional do Wii U.

Para cuidar da parte gráfica ele contava com um GPU da AMD/Radeon com 32MB de memória. A mídia de armazenamento de jogos escolhida pela Nintendo era um disco óptico de 12cm, com capacidade para até 25GB, semelhante a um Blu-Ray de única camada, mas apesar das dimensões serem exatamente as mesmas dos Blu-Rays convencionais, o Wii U não oferecia suporte a reprodução de filmes e a explicação, segundo a própria Nintendo, era de que as pessoas já possuíam equipamentos para reprodução de filmes e ninguém utilizaria um console para este fim. No entanto, para serviços online, como o Netflix, o console oferecia suporte.

O Wii U ainda possuía 8Gb de memória Flash interna para armazenamento de saves, aplicativos ou dados de perfis de jogadores e, caso eles não fossem suficientes, ainda era possível conectar HDs externos ao console através de quaisquer das suas quatro portas USB (duas frontais e duas traseiras).

Conexões frontais do Wii U
Conexões frontais do Wii U

O Wii U possuía interface sem fio de conexão à Internet no padrão 802.11b/g, mas também era possível conectar um adaptador Wii LAN em uma das portas USB e conectar o console à Internet através de cabos, mas este acessório deveria ser comprado separadamente. O novo console da Nintendo também é compatível com praticamente todos os acessórios lançados para o Wii, bem como vários aplicativos do seu antecessor. Dentre os mais famosos podemos citar o Wii Remote, o Nunchuck e o Wii Balance Board.

Wii Balance
Wii Balance

Wii Remote
Wii Remote

Wii Nunchuk
Wii Nunchuk

Se o objetivo da Nintendo era reconquistar jogadores que supostamente teriam abandonado a empresa na sétima geração, provavelmente ela conseguiu. O Wii U é um console extremamente divertido e já traz títulos famosos, como o Rayman Legends, ZombieU, Donkey Kong Country: Tropical Freeze, Swords & Soldiers HD, Shovel Knight e, claro, diversos títulos do mascote da empresa, como Mario Kart 8 e Super Mario World 3D. E se tudo isso ainda não bastasse para reconquistar jogadores, a Nintendo ainda lançou, em 2013, uma coletânea intitulada NES Remix, com clássicos do 8Bits, que sem dúvida deixaram saudades. Confira-o no vídeo abaixo:

Até maio de 2014 o Wii U registrava aproximadamente 7 milhões de unidades vendidas mas, ao que tudo indica o console da Nintendo ainda vai aumentar significativamente esses números, pois realmente é um console muito divertido e inovador.