Galaxy Game

Galaxy Game

Os jogos eletrônicos realmente estavam conquistando cada vez mais espaço e, ainda neste ano, marcado pelo início da comercialização do Odyssey pela Magnavox, foi criado o Galaxy Game, considerado o primeiro arcade do mundo, ou seja, a primeira máquina de fliperama.

Galaxy Game
Galaxy Game

Ela também ficou conhecida como o primeiro video game operado por moedas. O hardware da Galaxy Game era um DEC PDP-11/20 com gráficos vetoriais. Era altamente sofisticado para a época, tanto que o custo de criação deste “fliperama” era de 20 mil dólares.

A máquina foi instalada no campus da universidade de Stanford, em setembro, e rapidamente tornou-se muito popular. Cada partida custava 10 cents ou se podia jogar três partidas por 25 cents. Jogadores chegavam a aguardar mais de uma hora na fila para se divertirem. Apenas por curiosidade, a máquina permaneceu no campus da universidade por oito anos, sendo então removida, já que estava muito obsoleta. Dezessete anos depois, em 1997 ela foi completamente restaurada e agora pode ser encontrada no Museu da História dos Computadores, em Montain View, California (foto acima).