Steve Colley, utilizando um sistema lmlac PDS-1, no centro de pesquisas da NASA em 1973, rompe mais uma barreira e cria o Maze War, o primeiro jogo em primeira pessoa do mundo. O cenário era um labirindo 3D, algo também revolucionário e que fez com que o jogo se tornasse popular rapidamente, mas a falta de objetivos o tornava entediante.
Basicamente o que se podia fazer no jogo era andar para frente e para trás, além de rotacionar a tela em 90 graus, para a esquerda ou direita, simulando curvas. Existiam algumas portas, que podiam ser atravessadas. A partir desta enorme limitação foi que surgiu a ideia de interligar dois computadores lmlac PDS-1 através de suas portas seriais e acrescentar outro jogador no labirinto, para que um devesse atirar no outro. Os outros jogadores eram vistos como se fossem esferas com olhos. Quando uma delas era encontrada, o jogador deveria atirar contra ela. Se acertasse, somava pontos. Se fosse acertado por alguém, perdia pontos. Assim nasceu o pioneiro dos jogos de tiro em primeira pessoa.
Curiosidade: Existiu uma versão "Hackeada" do jogo, e nela, através de códigos, era possível localizar os outros oponentes através do mapa. É o primeiro relato que se tem de um "cheat" em games. O vídeo abaixo mostra os dois lmlac ligados em rede através de suas portas seriais e rodando o jogo em sua segunda versão: