Após o estrondoso sucesso de Space Invaders, seguido pelo Pac Man, nascia, em 9 de julho de 1981, mais um título que marcaria época: Donkey Kong. Criado para a Nintendo por Shigeru Miyamoto, o jogo cujo personagem principal, Jumpman, tinha que desviar de objetos arremessados por Donkey Kong para salvar a personagem Pauline, se tornou, em pouco tempo, um campeão de vendas.
Em bem pouco tempo as atenções nas casas de fliperama foram divididas e já era possível notar filas de jogadores aguardando sua vez para tentarem salvar Pauline do temido Donkey Kong. Grande parte do sucesso do jogo da Nintendo se deveu ao fato dele ser extremamente animado quando comparado com Space Invaders ou até mesmo o Pac-Man.
Apesar de diversos pontos a favor de Donkey Kong, nem mesmo a Nintendo acreditava que o sucesso do jogo seria tão grande e, como a empresa passava por algumas dificuldades naquela época, os otimistas eram minoria. No entanto, para o bem do mundo dos games, Donkey Kong não só contribuiu para o equilíbrio financeiro da Nintendo como trouxe mais dois personagens que fariam parte de diversos outros títulos: Pauline se tornaria a princesa Peach e Jumpman seria batizado como Mario.
Confira no vídeo abaixo uma demonstração de um habilidoso jogador: