Tetris

Tetris

Mais um super sucesso estava por vir em 1985. Precisamente em 06 de junho era lançado o Tetris, um jogo que se tornaria sucesso em todo o mundo, viciando milhares de jogadores em busca de pontuações cada vez maiores.

O game foi desenvolvido pelo engenheiro de computação Alexey Pajitnov, na União Soviética. Alexey trabalhava na Academia de Ciências da União Soviética, em Moscou, quando teve a ideia de criar um quebra cabeças dinâmico, em que peças aleatórias iam surgindo e o jogador deveria encontrar a melhor maneira de posiciona-las. O nome Tetris derivou do prefixo numérico grego Tetra, que significa "Quatro", fazendo referência às posições das peças do jogo.

Tetris
Alexey Pajitnov

O jogo de Alexey foi o primeiro item de exportação de grande sucesso da União Soviética e este potencial de vendas foi percebido por ele mesmo durante a etapa de desenvolvimento do título. Em uma entrevista, o criador do jogo disse que o cronograma final de estava atrasado porque ele mesmo não conseguia parar de jogar o título, que sequer estava totalmente pronto!

Depois de concluído, o título chamou a atenção de diversas empresas e foi rapidamente licenciado para a Mirrorsoft, Spectrum Holobyte, Atari, SEGA e muitas outras empresas vinculadas ao mundo dos jogos eletrônicos. A gigante Nintendo também adquiriu a licença para distribuir o Tetris em seu GameBoy e, para muitos ele foi o jogo que impulsionou as vendas do portátil da empresa japonesa.

Tetris é um jogo que venceu o tempo, pois seu sucesso nos dias atuais não fica muito atrás do seu faturamento quando lançado. Em 2010 a Eletronic Arts anunciou que o Tetris para celulares já havia faturado mais de 100 milhões de downloads pagos contados a partir de 2005. É um número absolutamente fantástico! O jogo de Alexey está presente nos dias atuais em mais de 60 mil modelos diferentes de aparelhos de celular e, além disso, existem versões de Tetris para todos os grandes consoles já lançados! É um sucesso inquestionável!

Confira abaixo um vídeo feito pela Nintendo exclusivamente para divulgar o título Tetris para seu console de 8Bits, ainda na década de 80: