Alex Kidd - In Miracle World

Alex Kidd - In Miracle World

In Miracle World foi o primeiro jogo da série Alex Kidd, lançado em 1986 pela SEGA para o console Master System. O jogo fez enorme sucesso e parte dele se deveu ao fato do game vir presente na memória dos consoles comercializados a partir de 1990.

Master System com Alex Kidd In Miracle World na memória
Master System com Alex Kidd In Miracle World na memória

Alex Kidd nasceu com o objetivo de se tornar, para a SEGA, o que Mario era para a Nintendo, e isso não era tarefa fácil. A história criada para o game dizia que Alex Kidd morava em um planeta chamado Aries e por sete anos ele estudou artes marciais, mais especificamente a arte Shellcore, que tornava as pessoas tão fortes que elas eram capazes de quebrar rochas utilizando os punhos.

Alex Kidd destruindo rochas com sua super força
Alex Kidd destruindo rochas com sua super força

Certo dia Alex Kidd recebe a notícia de que a cidade de Radactian estava em perigo e ele decide protegê-la. Possuindo apenas um mapa do local ele parte para a cidade e a aventura se inicia. O game era uma aventura em plataforma e os cenários lembravam bastante o seu principal concorrente, o Super Mario Bros, da Nintendo.

Primeira fase do jogo
Primeira fase do jogo

A trilha sonora do jogo também era de ótima qualidade e não perdia em nada para os títulos de sua rival. In Miracle World se assemelhava até mesmo na presença de fases embaixo da água.

Fase debaixo d'água
Fase debaixo d'água

Mas o jogo não era uma cópia adaptada dos irmãos mais famosos da Nintendo. Alex Kidd se diferenciava em vários aspectos, como por exemplo na forma como as fases eram terminadas. Aqui era preciso derrotar os inimigos em uma partida de Jokenpô, conhecido no Brasil como "Pedra, Papel e Tesoura".

Disputa de Jokenpô
Disputa de Jokenpô

A sequência de inimigos para vencer todas as partidas de Jokenpô era:

Stone Head - Pedra, Tesoura.
Scissors Head - Tesoura, Papel.
Paper Head - Pedra, Tesoura.
Stone Head - Papel, Papel.
Scissors Head - Pedra, Pedra.
Paper Head - Pedra, tesoura.
Janken - Papel, Papel.

Outro ponto interessante em Alex Kidd e que não era possível encontrar em seu concorrente era a presença de veículos que facilitavam a vida do jogador. Da esquerda para a direita na imagem abaixo podemos ver Alex em uma lancha, uma moto e no seu engenhoso Peticopter, que era um pequeno helicóptero movido a pedaladas.

Veículos que Alex podia utilizar no jogo
Veículos que Alex podia utilizar no jogo

Ainda sobre as diferenças ou inovações existentes no game, Alex Kidd in Miracle World tinha uma pequena loja onde era possível comprar itens para serem utilizados no game:

Loja para compra de itens
Loja para compra de itens

Interior da loja
Interior da loja

No interior da loja é possível ver os itens a venda, bem como seu preço, e no canto esquerdo inferior da tela era exibido o valor de dinheiro que Alex possuía. A lista completa de itens que podiam ser encontrados ou que estavam disponíveis no game era:

Legenda dos itens existentes no jogo
Legenda dos itens existentes no jogo

In Miracle World era um jogo bastante extenso e de dificuldade muito elevada. Isso porque, se não bastassem os inimigos presentes nas fases do jogo, no final ainda era preciso conhecer uma complexa combinação para obter a coroa e encerrar o game.

A sequência correta era:

Sol
Duas Ondas
Lua
Estrela
Sol
Lua
Duas Ondas
Peixe
Estrela
Peixe

Parte final do game
Parte final do game

Alex Kidd pode não ter feito o mesmo sucesso de Mario, mas é indiscutível que suas vendas foram bastante significativas para a SEGA e que o pequeno herói de força descomunal conquistou uma grande quantidade de fãs em todo o mundo.

Relembre um pouco deste super clássico no vídeo abaixo: