Após o sucesso do Nintendo Famicom no Japão, a gigante japonesa buscou uma parceira para dividir os riscos e investimentos envolvidos no lançamento do console no ocidente e houve um início de negociação com a Atari, mas o acordo acabou não acontecendo. Com o tempo passando e as vendas no Japão dando bons lucros a Nintendo decidiu lançar o console sozinha, mas com o nome de Nintendo Entertainment System. E ao contrário do que procurou fazer no Japão, ela havia redesenhado todo o aparelho, passando agora uma imagem de equipamento mais sério, voltado para o entretenimento.
O lançamento do console aconteceu em 15 de Outubro de 1985 e assim como no Japão, as vendas foram muito boas, incentivando a Nintendo a lançá-lo na Europa, em 01 de setembro de 1986. Oficialmente o NES, como ficou conhecido no ocidente, só foi lançado no Brasil em 1993, mas diversos clones do console já haviam sido lançados por aqui muito antes. As imagens abaixo mostram alguns deles.
Apenas em números oficiais, sem contar os clones, o console da Nintendo vendeu mais de 60 milhões de unidades em todo o mundo, mesmo com o seu rival Master System, da SEGA, roubando boa parte do mercado. A produção do NES foi descontinuada em 1995 no ocidente, mas permaneceu até 2003 no Japão. A quantidade de títulos lançados para o NES foi gigantesca, mas dentre os títulos de maior sucesso podemos citar grandes nomes, como Super Mario Bros, Metroid, Donkey Kong, Zelda, Castlevania, Final Fantasy, Contra, Megaman, dentre outros. O título mais vendido foi Super Mario Bros 3, que atingiu a incrível marca de 17 milhões de unidades comercializadas. No vídeo abaixo você pode conferir uma compilação de 101 jogos deste fantástico console. Confira: