Cadillacs and Dinosaurs

Cadillacs and Dinosaurs

Em abril de 1993 a Capcom lançava mais um game que se tornaria um clássico: Cadillacs and Dinosaurs. O título era um beat 'em up, no melhor estilo “bata em tudo o que se move e avance”.

Abertura de Cadillacs and Dinosaurs
Abertura de Cadillacs and Dinosaurs

O game seguia o estilo do já consagrado Final Fight, que também havia sido desenvolvido pela Capcom, mas Cadillacs and Dinosaurs trazia, claro, dinossauros, o que apimentava o game. O jogo havia sido baseado nos quadrinhos Xenozoic Tales de Mark Schultz, lançado em 1987.

Revista de quadrinhos Xenozoic Tales
Revista de quadrinhos Xenozoic Tales

Em Cadillacs and Dinosaurs a história se passa em 2513, após o planeta ter entrado em colapso após diversos desastres naturais, o que obrigou a população a viver vários séculos em abrigos subterrâneos. Após retornarem à superfície os humanos precisavam conviver com dinossauros que repovoaram o planeta, e isso foi possível sem grandes problemas até que a gangue Black Marketers começou a atacá-los e caçá-los. Em reação os dinossauros começaram a atacar as cidades, gerando um caos generalizado. Com o objetivo de reestabelecer a ordem, 4 amigos decidem se juntar e combater a Black Marketers, e é aí que o game começa.

Seleção de personagens em Cadillacs and Dinosaurs
Seleção de personagens em Cadillacs and Dinosaurs

Jack Tenrec, Hannah Dundee, Mustapha Cairo e Mess O'Bradovich são os personagens que podem ser selecionados pelos jogadores. Cada um deles possui características próprias, com suas vantagens e desvantagens.

Jack Tenrec é um mecânico e o personagem com características mais equilibradas. Tanto força quanto velocidade e habilidade são bastante satisfatórios.

Hannah Dundee é a personagem que trouxe um toque feminino ao game. Diplomata e exploradora, é a mais rápida de todos os personagens, porém a mais fraca. Possui grande habilidade quando faz uso de itens presentes no jogo, como armas brancas e armas de fogo.

Mustapha Cairo é um amigo de Jack. Ele é muito forte para provocar danos aos inimigos, mas é fraco para absorver golpes, ou seja, ele perde energia com mais facilidade. Sua velocidade é admirável, sendo o personagem mais rápido do jogo.

Mess O'Bradovich é o mais forte de todos os personagens, porém é muito lento. É necessário muita habilidade para jogar com ele. Seus golpes tem um bom alcance e são fortes o suficiente para causar grandes danos aos inimigos. Seu diferencial é a capacidade de absorver golpes sem perder muita energia.

Cadillacs and Dinosaurs é pancadaria do início ao fim. Os inimigos podem surgir aos montes e em determinados momentos não resta outra alternativa senão utilizar o golpe especial que cada personagem possui. Estes golpes especiais derrubam quem estiver por perto, mas consomem uma pequena quantidade de energia do jogador.

Seleção de personagens em Cadillacs and Dinosaurs
Seleção de personagens em Cadillacs and Dinosaurs

Os dinossauros também participam ativamente do jogo, e se eles forem da cor verde, fique tranquilo, pois eles são inofensivos desde que você não os provoque. No entanto, se algum bichano surgir na cor alaranjada, prepare-se, pois ele poderá atacá-lo a qualquer momento.

Para fazer jus ao nome, claro que além de dinossauros precisaríamos de cadillacs e na mais famosa fase do jogo é possível entrar em um e atropelar tudo o que surgir pelo caminho.

Cena de Cadillacs and Dinosaurs
Cena de Cadillacs and Dinosaurs

Inclusive o chefe da fase, o temido Hogg, que surgia em sua motocicleta, deveria ser enfrentado a bordo do estiloso Cadillac.

Cena de Cadillacs and Dinosaurs
Cena de Cadillacs and Dinosaurs

Era possível jogar Cadillacs and Dinosaurs em 3 jogadores simultaneamente, o que facilitava muito o jogo, já que, desta forma, encurralar determinados inimigos e deixá-los sem saída em meio a tantos golpes era a melhor estratégia.

Cena de Cadillacs and Dinosaurs
Cena de Cadillacs and Dinosaurs

O jogo da Capcom fez sucesso por muito tempo e até hoje é possível encontrar máquinas de Cadillacs and Dinosaurs em alguns shoppings das grandes cidades. Terminar o jogo sem utilizar muitas fichas era praticamente impossível, mas mesmo sendo necessário gastar boa parte da mesada nos fliperamas, era compensador. Cadillacs and Dinosaurs era diversão garantida. Relembre um pouco do jogo no vídeo abaixo, que traz a introdução do game: