Playstation

Playstation

Após muitos anos de domínio absoluto das gigantes SEGA e Nintendo, aconteceu o que poucos consumidores previam: surgiu uma nova empresa no mercado de consoles domésticos. Tratava-se de nada menos do que a Sony, que em 3 de dezembro de 1994, no Japão, lançava o Playstation.

Playstation
Playstation

Era um console de 32Bits e que tinha o CD como sua mídia para distribuição de títulos. Seu hardware era bastante ousado, trazendo um processador de 33MHz, 2Mb de memória RAM e 4Kbytes de memória cache, algo inédito nos consoles até então. Com relação aos gráficos o console também tinha configurações excelentes, já que era capaz de reproduzir 16.7 milhões de cores em resoluções de 640 x 480. Além disso, através de softwares, ele era capaz de sobrepor várias camadas de backgrounds, gerando efeitos visuais bastante interessantes e que foram aproveitados em diversos jogos.

Metal Gear Solid
Metal Gear Solid

Na verdade a surpresa de uma nova empresa entrando neste mercado foi novidade apenas para os consumidores, mas para as empresas do setor isso já era esperado. O motivo é que o projeto do Playstation começou a ser desenvolvido em 1998, quando Sony e Nintendo iniciaram uma parceria para o desenvolvimento de uma unidade de CD ROM que se acoplaria ao Super Nintendo, para concorrer com o Mega CD. A ideia chegou a ser divulgada na Consumer Eletronics Show de 1991, mas antes que tudo se concretizasse a Nintendo rompeu a parceria com a Sony devido a divergências comerciais e o projeto ficaria engavetado por 3 anos, até dar origem ao Playstation.

Playstation
Playstation

Outro item interessante e inovador do consola da Sony era a possibilidade de conectar cartões de memória onde os estados dos jogos poderiam ser salvos, permitindo que o jogador continuasse a partir de onde tivesse parado. Sem dúvida foi uma excelente ideia, já que terminar alguns jogos sem a ajuda dos "saves" era praticamente impossível.

Memory Card para Playstation 1
Memory Card para Playstation 1

O primeiro console da Sony permaneceu em produção de 1994 até 2006 e vendeu mais de 100 milhões de unidades em todo mundo, colocando a Sony no mesmo patamar de SEGA e Nintendo no que diz respeito à capacidade de desenvolvimento e comercialização de consoles domésticos.

A quantidade de títulos desenvolvidos para o Playstation também impressiona. Foram mais de 1200 jogos registrados para o console da Sony. Se levarmos em consideração o fato dele ter sido o primeiro videogame da empresa, essa forte adesão das desenvolvedoras foi impressionante. No vídeo abaixo é possível ver uma coletânea com alguns dos títulos que mais fizeram sucesso no Playstation:

Este incrível console vendeu mais de 100 milhões de unidades em todo o mundo e foi descontinuado oficialmente no dia 23 de março de 2006, mas a partir do Playstation 1 o nome da Sony faria parte do mundo dos games para sempre.