Ainda dentro da década de 90, com os incríveis títulos criados pela engine SCUMM, tivemos mais uma obra prima da LucasArts: The Dig, lançado em 30 de novembro de 1995.
O jogo tinha colaboração de ninguém menos do que Steven Spielberg, e, claro, isso já era garantia de um título muito bem elaborado e com enredo envolvente. O game era, na verdade, baseado em seriado chamado Amazing Stories.
O enredo do jogo era muito bacana! Havia um asteróide gigante em rota de colisão com a Terra. Ele havia sido batizado de Atilla e, para evitar uma catástrofe, uma equipe de cientistas astronautas havia sido enviada até Atilla com o objetivo de detonar explosivos e assim impedir que ele atingisse a Terra. Ao chegarem até o asteróide eles descobrem que ele não é exatamente um asteróide...
O jogo era mais um point and click de sucesso dos anos 90 e, tanto sua parte gráfica quanto de áudio mantinham o padrão de qualidade LucasArts, ou seja, era ótimo!
The Dig pode ser considerado o jogo mais sério já desenvolvido pela LucasArts e alguns jogadores estranharam esse estilo de game, mas o fato é que o título era garantia de muitas e muitas horas de entretenimento de qualidade. Foi um game que valeu muito a pena jogar! Confira a introdução do jogo no vídeo abaixo: