Duke Nukem 3D

Duke Nukem 3D

Duke Nukem, lançado pela empresa 3D Realms em 29 de janeiro de 1996, era mais um título de tiro em primeira pessoa, mas ele trazia alguns diferenciais muito interessantes. Seus gráficos eram, claro, um pouco mais bem trabalhados do que seus antecessores, resultado da natural evolução tecnológica.

Duke Nukem 3D
Duke Nukem 3D

Mas não foi exatamente pelos gráficos que o game conquistou uma legião de fãs. O título tinha uma pitada de humor que fazia toda a diferença. Era comum ouvir do nosso herói frases cômicas durante as batalhas, quase sempre sarcásticas. Isso era diversão garantida! Além disso Duke Nukem 3D tinha algumas cenas eróticas que faziam a alegria da garotada.

Cenas eróticas de Duke Nukem 3D
Cenas eróticas de Duke Nukem 3D

A interação com o cenário também foi um ponto inovador para esse tipo de jogo. Agora era possível entrar em esgotos, passagens secretas, apagar luzes de determinados ambientes, enfim, o nível de interação era muito maior do que em títulos como Doom ou Wolfenstein ítulos como Doom ou Wolfenstein 3D.

Mais cenas polêmicas de Duke Nukem 3D
Mais cenas polêmicas de Duke Nukem 3D

Vale lembrar que Duke Nukem foi lançado em primeira versão, na verdade, em 1991, num jogo muito mais simples do que esta versão, também para computadores com sistema operacional MS DOS.

Versão de 1991 de Duke Nukem
Versão de 1991 de Duke Nukem

A versão 3D e que fez enorme sucesso é, na verdade, a segunda versão do game. Vamos relembrá-la no vídeo abaixo: