Dreamcast

Half Life

Desenvolvido pela Valve Corporation e lançado pela Sierra em 8 de novembro de 1998, Half Life é um game que mistura ficção científica e ação. O jogo foi lançado inicialmente apenas para sistemas Windows, mas seu sucesso fez com que a Valve o portasse para Mac OS X, Playstation 2, Dreamcast e até mesmo Linux.

Half Life
Half Life

Talvez o que já comece explicando o sucesso de Half Life seja a história por trás do game. Em 1998 histórias tão rebuscadas de detalhes não eram muito comuns em jogos e isso, sem dúvida, foi um ponto a favor do jogo.

Neste fantástico título da Valve o jogador controla um físico chamado Gordon Freeman, que trabalha no laboratório secreto e subterrâneo Black Mesa, onde se realizam experimentos que visam conseguir alcançar o teletransporte. Em um determinado dia, um acidente acontece neste laboratório, abrindo um portal para outra dimensão, chamada Xen. Gordon é transportado para esta outra dimensão e consegue observar um pouco deste outro planeta, mas desmaia em seguida devido aos efeitos da explosão que fez com que o portal se abrisse.

Quando acorda ele está novamente no laboratório Black Mesa, que se encontra totalmente destruído pelo acidente. Criaturas da dimensão Xen estão soltas pelo laboratório e elas não são nada amigáveis. A comunicação com o exterior foi cortada e os sobreviventes pouco podem ajudar. A batalha passa a ser para chegar até a superfície enfrentando os alienígenas de Xen, mas o jogo ainda guarda muitas surpresas pela frente...

Cena de Half Life, de 1998
Cena de Half Life, de 1998

Half Life também impressionou pela sua qualidade gráfica e sonora. Para o ano de 1998 os gráficos do jogo eram realmente avançados e vale destacar que ele foi o primeiro grande projeto da Valve, que havia sido fundada dois anos antes por ex-funcionários da Microsoft.

Cena de Half Life, de 1998
Cena de Half Life, de 1998

No seu lançamento Half Life foi massivamente elogiado pela crítica, que o colocou como um dos melhores jogos já lançados em todos os tempos. O título venceu nada menos do que 50 prêmios de “Jogo do ano”, um feito realmente raro, e seu estilo de tiro em primeira pessoa influenciou e ainda influencia dezenas de outros jogos de sucesso.

A Valve, extremamente satisfeita com os números de venda de Half Life, criou diversas expansões e novas versões para o game, como:

1998 – Half Life
1999 – Half Life: Opposing Force
2001 – Half Life: Blue Shirt
2001 – Half Life: Decay
2004 – Half Life 2
2004 – Half Life 2: Deathmatch
2005 – Half Life 2: Lost Coast
2006 – Half Life 2: Episode One
2007 – Half Life 2: Episode Two

Nos quase 10 anos que se passaram entre o primeiro e o último título é possível notar a imensa evolução gráfica do game. A imagem abaixo traz uma cena de Half Life 2: Episode Two:

Cena de Half Life 2: Episode Two, de 2007
Cena de Half Life 2: Episode Two, de 2007

A excelente jogabilidade da primeira versão do game se manteve presente em todas as outras, o que explica as dezenas de milhões de unidades vendidas do título da Valve. Enredos envolventes e desafios que prendem o jogador também são marca registrada desta incrível série de jogos que com certeza já colocou seu nome dentre os super clássicos jogos de vídeo game. Veja a introdução da primeira versão do game, em resolução HD, no vídeo abaixo: