Counter Strike

Counter Strike

Counter Strike é uma obra prima desenvolvida pela Valve e lançado em 8 de novembro de 2000, para PCs. O título se tornou um verdadeiro divisor de águas, já que dezenas de outros games foram derivados do seu estilo ou pegaram carona no seu sucesso.

Abertura de Counter Strike
Abertura de Counter Strike

CS, como é conhecido pelos gamers, havia sido desenvolvido inicialmente a partir do título Half Life, sendo um jogo de tiro em primeira pessoa, também conhecido como FPS (First Person Shooter), que acontecia em turnos onde terroristas e policiais se enfrentavam. Violência é uma característica sempre presente em Counter Strike e isso, claro, gerou polêmica, que acabou se transformando em publicidade e contribuindo para o sucesso do game.

Cena de Counter Strike
Cena de Counter Strike

Tiros por todos os lados, sangue, corpos caídos pelo chão, tudo isso é comum em Counter Strike, e por isso o jogo sofreu algumas críticas severas por parte de entidades que diziam que havia exagero de violência no game e que isso podia ser prejudicial aos jovens que o jogavam. Este excesso de violência gerou a proibição da comercialização do jogo no Brasil no período de janeiro de 2008 a 18 de junho de 2009. Durante estes 18 meses só era possível comprar Counter Strike através da Steam e não por qualquer meio que comercializasse o jogo através de mídias físicas.

Cena de Counter Strike
Cena de Counter Strike

O fato é que o jogo se tornou uma verdadeira febre, sendo responsável direto pela disseminação de lanhouses na primeira década deste século. Era comum encontrarmos casas de jogos com 20, 30 ou até 40 computadores, todos rodando Counter Strike.

E como todo jogo de enorme sucesso, não demorou para que surgissem os campeonatos de CS, que perduram até hoje e movimentam muito dinheiro, havendo a presença de juízes, patrocinadores e, claro, prêmios generosos aos vencedores. Empresas de renome no mundo tecnológico, como NVIDIA, Intel, MSI, BENQ, dentre outras, sempre marcam presença nos campeonatos pelo mundo e patrocinam diversas equipes, algumas até com contrato e salário fixo estipulado aos seus jogadores. Os campeonatos de CS realmente se tornaram um evento gigantesco, como é possível observar nas imagens abaixo:

Campeonato de Counter Strike
Campeonato de Counter Strike

Campeonato de Counter Strike
Campeonato de Counter Strike

Campeonato de Counter Strike
Campeonato de Counter Strike

Counter Strike conta com mais de 600 mapas oficiais e mais de 500 não oficiais, criados por fãs, o que também deixa explícito o quanto o game se tornou popular ao redor do mundo. O sucesso de Counter Strike fez com que ele fosse portado para outras plataformas, como Linux, OS X, Xbox, Xbox 360 e Playstation 3.

Confira, no vídeo abaixo, trechos do campeonato de Counter-Strike: Source, que pagou mais de meio milhão de reais em prêmios: