Minecraft

Minecraft

O super sucesso Minecraft foi desenvolvido pela Mojang Specifications e lançado em 18 de novembro de 2009, e o homem por trás da ideia é Markus "Notch" Persson. Basicamente o objetivo de Minecraft é mineirar para construir blocos, que podem ser utilizados para construir qualquer coisa no jogo.

Cenário de Minecraft
Cenário de Minecraft

Como é possível observar, é possível construir desde pequenas casas, como na imagem acima, onde o jogador fez uma casa semelhante à dos Simpsons, até projetos bem maiores e complexos, como nas imagens abaixo:

Cenário de Minecraft
Cenário de Minecraft

Cenário de Minecraft
Cenário de Minecraft

Em Minecraft, se você possuir materiais suficientes, pode fazer qualquer coisa. Não haviam regras que determinassem objetivos bem definidos nas primeiras versões deste game, mas mesmo assim o jogo de Notch havia registrado mais de 11 milhões de unidades vendidas, o que o tinha colocado como 4º título mais vendido da história. Se forem consideradas apenas as versões para PC, ele estava atrás apenas de The Sims 2, que marcava mais de 20 milhões de cópias vendidas, e do game Diablo III, que vendeu mais de 12 milhões de unidades.

É difícil definir ao certo os motivos pelos quais um jogo sem objetivo definido teve tão boa aceitação por parte do público, mas alguns fatos curiosos da história de seu desenvolvimento podem nos ajudar a entender, por exemplo: Minecraft começou a ser comercializado antes mesmo de estar totalmente pronto. Sim, é isso mesmo! Visando arrecadar fundos para investir no próprio jogo, Notch colocou cópias a venda ainda em versão Alpha, e a vantagem oferecida para quem comprasse o jogo ainda neste estágio era que este usuário teria acesso a todas as versões que ainda seriam lançadas sem pagar nada mais por isso. Era uma estratégia ousada, mas interessante do ponto de vista comercial.

A versão final do jogo foi disponibilizada em 18 de novembro de 2011 e a falta de objetivos do game deixou de existir, já que foram inseridos alguns inimigos, os Endermans, e seu líder, o Ender Dragon. Eles trouxeram vida nova ao game e os poucos jogadores que haviam comprado o jogo e não estavam satisfeitos, não tinham mais motivos para reclamar.

Cenário de Minecraft
Cenário de Minecraft

Basicamente um Enderman é um humanoide e a maioria deles só ataca se for atacado ou se você o encarar, mesmo que distante. Eles podem remover blocos do cenário de forma simples, pois possuem enorme força. Se você irritar um Enderman, ele não desistirá de persegui-lo, mas você pode fazer uso de água, chuva, fogo e lava para tentar se livrar dele.

Voltando a falar sobre fatos curiosos sobre o game, em julho de 2014, Minecraft havia registrado mais de 54 milhões de unidades vendidas, pois ele foi portado para plataformas como Xbox 360, Playstation 3, iOS, Android, Raspberry Pi, Xbox One, Playstation 4 e PS Vita, e isso alavancou ainda mais suas vendas.

Apenas no ano de lançamento da versão final do game, em 2011, Notch recebeu o equivalente a 3 milhões de dólares em dividendos, mas num ato surpreendente ele dividiu este valor com todos os outros funcionários da empresa. Seu argumento era de que eles eram o motivo do sucesso do jogo e que sem eles o local não seria tão prazeroso para se trabalhar. O ato, claro, motivou ainda mais os funcionários a desenvolverem cada vez versões melhores. Apenas como referência financeira, no ano de 2013 o faturamento da Majong atingiu os 326 milhões de dólares, algo como 880 milhões de reais, o que prova que todas as estratégias de Notch foram acertadas.

Markus 'Notch' Persson
"Markus 'Notch' Persson"

Outro fato curioso envolvendo o “pai” de Minecraft aconteceu quando um usuário disse, no Twitter, que gostaria de ter o jogo, mas não tinha dinheiro. Notch respondeu ao garoto dizendo que ele deveria piratear o game e que, se gostasse, quando tivesse dinheiro deveria comprar a versão original. Incrível, não?

Por tudo isso e por ter desenvolvido um game que cativou milhões de usuários de todas as plataformas ao redor do mundo, Notch pode, sim, ser considerado um gênio do mundo dos games. Se resta alguma dúvida disso, basta dizer que o gigantesco sucesso de Minecraft chamou a atenção de ninguém menos do que a Microsoft, que após longa negociação adquiriu a empresa Majong por U$$ 2.500.000.000,00 (dois bilhões e quinhentos milhões de dólares), o equivalente a mais de 6 bilhões de reais.

Confira a introdução deste incrível sucesso no vídeo abaixo: